a era das revoluções

Páginas: 4 (930 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O FILME “TEMPOS MODERNOS”
E A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL DE ONTEM E HOJE.

No texto sugerido, “Serviço Social e Assistência Social no Brasil”, é abordado acarência de emprego depois da falência da economia baseada na agricultura a partir da década de 30, pois até então, as pessoas tinham seu trabalho baseados na forma artesanal e na manufatura. Isto causouuma grande transferência da população do meio rural para o meio urbano. As cidades urbanas se viram inchadas de tanta gente. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos estavam vivendo os resultados da granderecessão de 1929 mostrada no filme.
Foi a mais grave crise econômica mundial do século 20. Tudo começou por causa de um grande desequilíbrio na economia dos Estados Unidos. Durante a década de1920, houve um rápido crescimento do mercado de ações no país, com os americanos investindo sem nenhum cuidado nas bolsas de valores, acreditando que elas se manteriam sempre em alta. Cidadãos comunsvendiam as próprias casas para comprar ações, atrás de um lucro fácil e, teoricamente, seguro. No entanto, em meados de 1929, a economia do país começou a dar sinais de que as coisas não iam tão bemassim. Os Estados Unidos entraram em queda no crescimento econômico e muitas empresas haviam se endividado além da conta durante o período de euforia. Em outubro de 1929, diante desses sinais negativos, ospreços das ações desabaram, provocando a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
O colapso na economia americana logo se espalhou pelo mundo, pois os Estados Unidos haviam se tornado oprincipal financiador dos países da Europa após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A crise também atingiu o Brasil, fazendo as vendas de café para o exterior, nosso principal produto de exportação naépoca, despencarem. "A quase falência da cafeicultura aumentou as tensões políticas, quando uma junta militar depôs o presidente Washington Luís e empossou Getúlio Vargas, líder da Revolução de 30",...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revoluções
  • revoluções
  • revoluções
  • Revoluções
  • Revoluções
  • A Era das Revoluções
  • Era das revoluções
  • revolucoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!