A Era das Revoluções - Revolução Francesa - Eric HObsbawm

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
A Revolução Francesa influenciou a política e ideologia do mundo, suas bandeiras tricolores tornaram-se o emblema de praticamente todas as nações emergentes. A França forneceu os temas da políticaliberal e radical-democrática pra a maior parte do mundo. Ela foi uma revolução social de massa, e infinitamente mais radical que qualquer outro levante comparável.
A Revolução Francesa aconteceumuito devido a má administração que o país estava sofrendo. A França era a mais poderosa aristocracia monárquica absoluta da Europa. Mas o povo encontrava-se insatisfeito com sua péssima condição de vidae os gastos abusivos do governo. A nobreza do país representava uma pequena parcela da população, entretanto detinha a maior parte das terras férteis, seus gastos eram extravagantes, o Palácio deVersalhes serve como exemplo. Mesmo possuindo a maior renda do país, os nobres não pagavam tributos. Embora, que sua renda viesse caindo, devido a más administrações e à inflação da época.
Oscamponeses representavam a grande maioria da população, embora somente poucos possuíssem, de fato, terras para produzir. A fome geral foi intensificada pelo aumento da população. Os tributos tiravam uma grandee cada vez maior proporção da renda do camponês, e a inflação reduzia o restante. Os problemas financeiros da monarquia agravavam a situação. A entrada da França na Guerra da Independência dos EUAagravou a situação do país. Diante desse quadro, o estado tentou uma reforma para manter-se no poder, mas nada impediu o inicio e a consolidação da revolução.
A Revolução Francesa influenciou apolítica e ideologia do mundo, suas bandeiras tricolores tornaram-se o emblema de praticamente todas as nações emergentes. A França forneceu os temas da política liberal e radical-democrática pra a maiorparte do mundo. Ela foi uma revolução social de massa, e infinitamente mais radical que qualquer outro levante comparável.
A Revolução Francesa aconteceu muito devido a má administração que o país...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da obra “A Era Das Revoluções” de Eric Hobsbawm (Capitulo III – A Revolução Francesa)
  • A era das revoluções, eric hobsbawm
  • FICHAMENTO HOBSBAWM, Eric. A Era Das Revoluções 
  • Revolução Industrial e Eric Hobsbawm
  • Resumo
  • Revolução industrial
  • Revolução Francesa
  • Era das Revoluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!