A Era da Cidadania burqusa

2821 palavras 12 páginas
A Era da Cidadania Burguesa

INTRODUÇÃO

Em toda a Europa, o século XVIII foi uma época de mudanças na ordem social tradicional e nos modos de pensar. Sob o signo do Iluminismo instituiu-se um novo postulado: o da supremacia da razão. Ideias humanitárias, entusiasmo pela natureza, noções de tolerância e várias “filosofias” fortaleceram a confiança do homem na possibilidade de dirigir seu destino na terra.
Apesar de sua fragmentação em pequenos Estados, a Europa conjuntara-se mais. Durante a primeira metade do século, sentiu- se unida na atmosfera otimista da Ilustração, ao passo que nas cortes principescas o fortíssimo do barroco ia morrendo nos espelhos e molduras do rococó. Enquanto os galantes da sociedade da corte de Watteau embarcavam para a ilha de Citera, Hogarth perambulava pelas ruas de Londres fazendo esboços de prostitutas e criadas. A corte e a cidade foram os dois centros da sociedade do século XVIII, e a França e a Inglaterra formaram as duas esferas de influência das quais a sociedade recebia suas ideias.
Mas as fundações sobre as quais apoiava- se a sociedade européia no século XVIII eram ainda feudais. Sob o rótulo “Ancien régime”, seu curso foi direcionado para a Revolução Francesa, que fundiu todas as grandes emoções do século numa explosão tremenda de povo, natureza, sentimento e razão, definindo sua própria forma de vida e exigindo seus devidos direitos humanos e civis.
O teatro tentou contribuir com a sua parte para a formação do século que seria tão cheio de contradições. Tornou-se uma plataforma do novo autoconhecimento do homem, um púlpito de filosofia moral, uma escola ética, um tema de controvérsias eruditas e também um patrimônio comum, conscientemente desfrutado. Le Père de Familie (O Pai de Família), de Diderot, o grande modelo do no vo drama de classe média, conforme declarou Lessing, não era “nem francês nem alemão, nem de qualquer outra nacionalidade, mas simplesmente humano”. A peça aspirava a expressar apenas “aquilo

Relacionados