A Epopéia de Gilgamesh

Páginas: 9 (2038 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ







TRABALHO FINAL DE LIBRAS






ALUNOS:
EVERSON DE SOUZA DA LUZ (Turma B)
REGIANE APARECIDA DE OLIVERA (Turma A)






MARINGÁ
2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE LETRAS – DISCIPLINA:LIBRAS
Professoras: Marília Ignatius Nogueira Carneiro e Clélia Maria Ignatius Nogueira

TRABALHO FINAL - ESCRITO
(data de entrega NO POLO: 20/6/2012)

1. Organize um resumo do quarto capítulo, com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, salientando os aspectos que você considera mais importantes.
Entre os alunos com necessidades educativas especiais que encontram maiores dificuldades nesseprocesso de inclusão estão os surdos, pois os processos de ensinar e de aprender ainda se sustentam quase que exclusivamente na comunicação oral, que é sensivelmente prejudicada, nesses educandos. No que se refere à surdez, a adaptação escolar significa a oferta de currículo adaptado; critérios diferenciados para a correção de provas discursivas e de Língua Portuguesa; conhecimento de Libras para umacomunicação funcional por parte dos professores e funcionários; a presença do intérprete de Libras, além da oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. No AEE, de acordo com o especificado pelo Ministério da Educação (MEC), os alunos surdos inclusos devem receber aulas de Libras, com professores surdos e aulas de Língua Portuguesa, como segunda língua, além de auxílio emLibras com os demais conteúdos escolares. Uma medida fundamental adotada pelo Governo Federal foi o Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta o artigo 18 da Lei Federal nº 10.098, de 2000, conhecida como a Lei da Acessibilidade e a Lei Federal nº 10 436, de 2002, conhecida como a Lei da Libras, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Esta Lei é consideradaum marco histórico, um divisor de águas na luta pelos direitos dos surdos brasileiros.
A Lei da Acessibilidade é importante para os surdos porque estabelece o direito à comunicação, ao definir acessibilidade como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meiosde comunicação. São os artigos 17, 18 e 19, do capítulo VII que tratam especificamente da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização, e aborda o direito à informação das pessoas surdas, garantindo, para isto, o Intérprete de Libras. A Lei 10 436, de 2002, oficializou a Língua Brasileira de Sinais – Libras. A partir dessa lei, não mais se escreve a palavra libras com todas as letrasmaiúsculas como se fazia anteriormente, quando ela representava uma sigla: LIngua BRAsileira de Sinais – LIBRAS. Nesse documento, a Libras é definida como uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, e que constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

2. Organize umresumo do quinto capítulo, com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, salientando os aspectos que você considera mais importantes.
A língua de sinais não começou com os surdos, pois, de acordo com Vygotsky os homens pré-históricos se comunicavam por meio de gestos e apenas quando começaram a utilizar ferramentas, ocupando as mãos é que começaram a utilizar a comunicação oral e, portanto, antes deutilizarem a palavra, os seres humanos utilizavam as mãos para interagir, demonstrando a naturalidade da comunicação por sinais. Podemos então dizer que o processo inverso, isto é, a passagem da língua oral para a manual foi reinventado pelo homem, sempre que necessário e não apenas no caso dos surdos.
*Os sinais são gestos?
Em função de suas características os sinais podem parecer movimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epopeia de Gilgamesh
  • A epopéia de Gilgamesh
  • Epopéia de Gilgamesh
  • epopeia de Gilgamesh
  • Epopéia de gilgamesh
  • Resumo epopeia de gilgamesh
  • Resumo da epópeia de gilgamesh
  • Épopeia de gilgamesh e o livro de génesis.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!