A Epistemologia tradicional de Thomas Kuhn Por Helder Cuna

2899 palavras 12 páginas
Introdução
O presente trabalho aborda sobre as indagações científicas-filosóficas de Thomas Kuhn e enquadra-se no contexto da busca do método eficaz para a pesquisa científica, tendo em conta o critério de demarcação da cientificidade das teorias, ou seja, tendo em conta o debate sobre o critério de demarcação proposto pelos filósofos de sua época, isto é, os pertencentes ao circulo de Viena e Popper, é neste sentido que deve se perceber o pensamento de Kuhn não sendo aquele que preconiza uma demarcação como método, ao contrario deve se conceber e compreender este como sendo o que arrebate, fazendo uma viragem desta abordagem, posto que, o método eficaz na pesquisa cientifica neste não é um critério de demarcação. Nesta ordem de ideias, a presente pesquisa alberga o seguinte tema: o progresso revolucionário da ciência como mudança da cosmovisão em Thomas Kuhn. Em uma análise minuciosa da Estrutura Das Revoluções Cientificas, esta simbiose pretende responder ao seguinte questionamento: como ocorre o progresso científico? O que entende-se por paradigma? O que são revoluções científicas? Como se dá a passagem da ciência normal para a ciência extraordinária? Como chega-se a uma nova cosmovisão, ou seja, como o progresso revolucionário da ciência possibilita uma nova visão do mundo?
O pensamento Kuhniano arrolado nesta indagação pretende responder as questões acima citadas, num contexto dos debates científicos do século XX, perpetuados pelo círculo de Viena, sobretudo por Popper e Imre Lakatos, como crítica e tentativa de superação da visão “falsificalista popperiana” e submeter num diálogo com “os programas de pesquisas científica lakatonianos” no que tange ao problema da cientificidade ou critério de demarcação.
Esta pesquisa possui como objectivo geral, o esclarecimento das duvidas que ofuscam a mente humana, no que diz respeito ao pensamento cientifico-filosófico de Kuhn acerca das questões de demarcação, revolução e progresso cientifico, paradigmas cientificas

Relacionados