A epistemologia de maturana1 como alternativa da epistemologia atual na matemática

2802 palavras 12 páginas
A EPISTEMOLOGIA DE MATURANA1 COMO ALTERNATIVA DA EPISTEMOLOGIA ATUAL NA MATEMÁTICA

Fábio Leandro Cruzado2

RESUMO

O objetivo deste texto é entendermos as críticas impostas ao representacionismo por Maturana e Varela e fortalecer sua concepção de epistemologia, difundida no livro “A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana” (Maturana e Varela, 2001) como aplicação imediata na sala de aula. Tomaremos a Matemática como à disciplina em xeque. Ressaltaremos também algumas das conseqüências que o representacionismo trouxe a sociedade na qual vivemos. É apresentada uma alternativa ao Empirismo: o Construtivismo.

Palavras chaves: epistemologia, representacionismo, empirismo, construtivismo.

APRESENTAÇÃO

A elaboração deste trabalho foi baseada em debates ocorridos durante a disciplina “Epistemologia e Ensino de Ciências e Matemática” do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar, leituras de livros, artigos e conhecimento próprio. Vale ressaltar que devida algumas particularidades com o marxismo, tomei o cuidado para enfatizar a aplicação da epistemologia de Maturana e Varela na sala de aula para o ensino de matemática. Certas conseqüências ou danos que ocorreram na sociedade devido a epistemologia atual não serão explorados na sua plenitude. A fonte utilizada para pesquisa de artigos foi o scielo e google acadêmico.
_______________________
1 Nos referimos especificamente a obra MATURANA, H.R. & VARELA, F.J – A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução; Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo, Pala Athenas, 2001. Ambos os seus autores são biólogos e orientam os seus estudos para a compreensão da vida dos seres vivos na terra e o desenvolvimento do sistema nervoso. Suas pesquisas estende-se ao âmbito social humano.
2 Professor de Ensino Fundamental e Médio, atuando na rede pública e particular; Mestrando em Ensino de Ciências Exatas – Matemática pela UFSCar

Relacionados