A Entrevista Na Psicoterapia

Páginas: 2 (432 palavras) Publicado: 12 de março de 2015


A entrevista na Psicoterapia
A entrevista, como forma de coleta de dados, é sempre de suma importância para dar início a uma psicoterapia, a entrevista pode ser estruturada e com diversastécnicas, mas de acordo com a experiência do terapeuta esta pode se tornar intuitiva e automática. (YALOM, 2006)
Para uma boa entrevista é necessário que o cliente se expresse livremente, segundo ROGERS(1942/2005, p. 35) citado por MOREIRA (2013, p. 263)
“de certa forma, essa liberdade é provocada pela atitude amigável, interessada e receptiva do psicólogo. Emcerta medida, é devida ao aperfeiçoamento da técnica de entrevista terapêutica”
Dessa forma, exprimir um autêntico interesse e compreensão pelo conteúdo trazido pelo cliente é vital para o bom andamentoda terapia e fortalecimento do vinculo terapêutico. (MOREIRA, 2013)
Durante uma entrevista procura-se descobrir como a vida de um paciente é preenchida, entendendo a importância de suas relaçõesinterpessoais. Dessa forma, nota-se a possibilidade de uma entrevista com uma figura significativa da vida do paciente. (YALOM, 2006)
A entrevista com outro significante, quando feita na presença dopaciente, torna-se além de um bom elemento para coleta de dados, uma boa possibilidade de fortalecimento do vinculo terapêutico. (YALOM, 2006)

Terapias Anteriores
É bastante importante tomar conhecimentoatravés dos relatos dos pacientes sobre os “erros” que os terapeutas anteriores tenham cometido, pois muitos pacientes reclamam de falta de comprometimento, distanciamento e de pouco apoio recebido peloterapeuta, com isso pode-se tornar difícil a continuidade da terapia. Portanto é importante o terapeuta ter esse conhecimento para buscar melhorias no seu atendimento e estabelecer um bom vinculo como seu paciente. (YALOM, 2006)
Para ser realizada a clínica do Lebenswelt se faz necessário a compreensão do mundo vivido do cliente na clínica, possibilitada através da empatia.
Para Tatossian...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeira Entrevista em Psicoterapia
  • RESUMO: A PRIMEIRA ENTREVISTA EM PSICOTERAPIA, DE MÁRCIA ESTARQUE PINHEIRO
  • Psicoterapias
  • psicoterapia
  • psicoterapia
  • Psicoterapia
  • psicoterapia
  • psicoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!