A engenharia civil a serviço da sociedade

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
(UNOCHAPECÓ)













A engenharia civil
a serviço da sociedade













LUAN DALL’AGNOL LAUSCHNER
Curso: Engenharia Civil






Chapecó –SC, Abril. 2010
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Centro: Áreas das CiênciasExatas e Ambientais (ACEA).
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Introdução a Engenharia Civil.
Professor: Plínio Seidler.












A engenharia civil
a serviço da sociedade










__________________________________
LUAN DALL’AGNOL LAUSCHNER




Chapecó –SC, abril. 2010

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0 A INTERVENÇÃO DA ENGENHARIA NA SOCIEDADE 5
2.1 OSENGENHEIROS CIVIS NO SÉCULO XXI 5
2.2 ENGENHARIA CIVIL – PROFISSÃO, CARREIRA E INFORMAÇÕES GERAIS 6
3.0 CONCLUSÃO 9
4.0 REFERÊNCIAS 11


1.0 INTRODUÇÃO

A importância do Engenheiro Civil na sociedade é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação a conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, elacertamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.
O engenheiro civil é, de longe, o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos e até usinas de geração de energia. Com seuconhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.




2.0 A Intervenção da Engenharia na Sociedade

Ao longo dos séculos, o Homem sempre procurou soluções para os desafiosprocurando também satisfazer as necessidades das populações. A vontade de evoluir e a utilização do engenho e arte, permitiram consolidar conhecimentos e desenvolver tecnologias baseadas na ciência. A engenharia, através de conhecimentos rudimentares ou mais evoluídos, sempre acompanhou o Homem nesse permanente desejo de fazer mais e melhor, de se ultrapassar a si próprio.
A engenharia civil,pelas características das construções e pela sua estreita ligação às necessidades básicas de desenvolvimento, é uma das mais visíveis especialidades de engenharia, outras há que ocupam nos nossos dias um lugar indispensável, pelas facilidades que permitem, através de produtos que fazem parte do nosso dia a dia, a engenharia aparece como indispensável a este admirável mundo novo.
Mas porque aengenharia e a vida humana sempre estiveram lado a lado, parece que a engenharia não está na moda, quando, de fato, faz parte da própria moda.
Hoje, a concepção de um automóvel tem mais de engenharia como condicionante da estética do que tinha no passado, e o mesmo acontecerá, com os edifícios. A redução da fatura de energia, obrigando a maior eficiência energética, o comportamento térmicoe acústico, às condições de manutenção e a durabilidade dos bens condicionarão cada vez mais a forma e a estética, sendo o resultado um complexo sistema que envolve técnicos especializados. Talvez devido a esta presença permanente na sociedade, os engenheiros não tenham promovido o marketing da engenharia, uma vez que é o marketing do óbvio.

2.1 OS ENGENHEIROS CIVIS NO SÉCULO XXI

Oengenheiro Civil é o profissional que constrói a Civilização. Esta realidade nem sempre é reconhecida pela sociedade e infelizmente é pouco assumida pelos próprios Engenheiros Civis. Obviamente, aos construtores da civilização cabe uma responsabilidade muito acrescida de se prepararem para tal futuro, pois a capacidade de construir caminha junto com a capacidade para destruir.
Em geral, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O poder da engenharia civil na sociedade
  • Sociedade Civil
  • pontos positivos da engenharia civil para sociedade
  • A importância da engenharia civil no desenvolvimento da sociedade
  • Contribuições da engenharia civil para a sociedade do futuro
  • pontos positivos da engenharia civil para sociedade
  • A importância da engenharia civil no desenvolvimento da sociedade
  • “Serviço Social e sua relação com a Sociedade Civil”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!