A ENGENHARIA ANTISSÍSMICA SALVANDO VIDAS

1840 palavras 8 páginas
A ENGENHARIA ANTISSÍSMICA SALVANDO VIDAS

Paulo Douglas
RESUMO

Este artigo abordará todas as formas de minimizar os estragos causados pelos terremotos em nível de mundo, principalmente no Japão, que hoje é o pais que detém a mais avançada tecnologia antissísmica mundial, a fim de diminuir os prejuízos e mortes causados por estes desastres naturais.

Palavras-Chaves: Terremotos. Estruturas. Engenharia Civil.

1. INTRODUÇÃO

Se tratando de Engenharia Civil, este tema não poderia passar despercebido aos olhos de um futuro engenheiro. Toda a tecnologia existente em estruturas prediais resistentes á terremotos, é fascinante, tanto aos olhos de um leigo, como principalmente aos estudantes e profissionais da área da engenharia. Será explicado como todo esse processo de absorção de impactos funciona, descrevendo sua utilização prática, e exemplificando todas as estruturas utilizadas, bem como seus custos e todo o estudo de aprimoramento destas técnicas que vem sendo desenvolvido.

2. TECNOLOGIA ANTISSÍSMICA

Sismólogos costumam dizer que terremotos não matam pessoas, segundo eles o que matam são construções ruins. Podemos concluir então que as construções de má qualidade desmoronam mesmo quando atingidas por sismos de baixa magnitude. Para um prédio resistir a um terremoto existem duas estratégias complementares. Uma delas é usar uma estrutura sólida e flexível, capaz de suportar as sacudidas da terra, também existe a opção de isolar a estrutura do solo usando molas e amortecedores nos pilares de sustentação.

3. UM POUCO DE HISTÓRIA Os estudos sobre construções resistentes a terremotos começaram fora do Japão na década de 70. Dois pesquisadores iniciaram estudos na Nova Zelândia sobre como desenvolver elementos de construção, como pilar e laje, mais resistentes á abalos sísmicos. Somente após o terremoto de

Relacionados