A enfermagem

Páginas: 45 (11056 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO
Pensar em enfermagem é pensar em trabalho em equipe. O trabalho em equipe é fundamental em nossa profissão e quem não começar a pensar assim desde a graduação, pode ter sérias chances de ter problemas em sua vida profissional. E sendo o líder de uma equipe, o enfermeiro é responsável , inclusive , pelo dimensionamento de sua equipe.
Um novo modelo assistencial de um profissionalde saúde crítico passa a exigir uma qualificação mais ampla, que além da competência técnica, também dê conta das dimensões políticas e gerenciais do trabalho no setor de saúde, porém, não podemos perder de vista um dos mais valiosos atributos da enfermagem que é o cuidado.
Refletir sobre o cuidado nos remete a especular o que é o cuidado, quem cuida e por que cuidamos, e nessa perspectiva decompreensão, o cuidado tem diversos significados que, por vezes são complexos, e sem uma concepção definida. Está inserido na humanidade desde o início da história do ser humano, acompanha a evolução dos tempos, convive com as mais variadas formas de sociedade e está no interior das discussões nos diferentes contextos coletivos.
Ao refletir acerca do contexto do cuidar, experienciado pela Enfermagemfrente ao complexo processo de saúde-doença, bem como aos desafios que emergem do cuidado, tem-se a justificativa da necessidade de uma compreensão mais profunda do termo cuidado, autocuidado e cuidado de si, uma vez que estes termos, em particular o cuidado vem atravessando civilizações antigas, gerações, e frente ao desenvolvimento tecnológico e científico, vem se distanciando das ações docuidar epistemológico, proporcionando a fragmentação do sujeito. O ser humano torna-se isolado, dividido, fissurado, separando-se das dimensões social e coletiva, reduzindo o cuidar apenas para tratar a doença.
O estágio curricular supervisionado I proporciona aos acadêmicos de enfermagem oportunidade ímpar de sentir-se inserido de maneira direta no processo do cuidar, processo esse que envolve nãosó técnicas e procedimentos práticos, mas a incrementação de percepções, o contato social com profissionais de outras categorias e a possibilidade de desenvolver o ser crítico e ao mesmo tempo humano.
O relatório presente descreve as atividades exercidas durante o semestre de 2013.1, por intermédio da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I acompanhado pela preceptora Daniele Nardello,realizado no Hospital Urgência de Sergipe, Governador João Alves Filho, sendo este utilizado como critério parcial de avaliação.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
Oferecer ao estudante conhecimentos que possibilitem a compreensão do mundo que o cerca, abordando fatos e princípios científicos, oferecendo condições para tomar posição e analisar as implicações sociais da ciência e da técnica no campo dasaúde frente ao rápido progresso das ciências e do desenvolvimento tecnológico para aplicação de métodos científicos eficientes e eficazes.
Objetivos específicos
Formar enfermeiros críticos e reflexivos que compreendam o homem como um ser em constante interação com o meio ambiente, tendo em vista a sua complexidade bio-psico-sócio-espiritual, implementando medidas que atendam às necessidadesbásicas da saúde do ser humano.
Desenvolver com o educando um modelo assistencial baseado na atenção integral à saúde do indivíduo, família e comunidade, promovendo em conjunto com o conceito de saúde como direito de cidadania e como qualidade de vida no meio que está inserida.
Habilitar profissionais para realizar procedimentos técnico-assistenciais necessários no processo de cuidar do indivíduo,família e comunidade.
Preparar profissionais para estimular o desenvolvimento de projetos junto à comunidade, motivando-os a interferir nos problemas de saúde, considerando fatores socioeconômicos, políticos e culturais que influenciam no processo saúde-doença.
Favorecer a apreensão e aplicação dos valores políticos e éticos da profissão.
Integrar os estágios curriculares na totalidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!