A Enfermagem Uma Das Profiss Es Da Rea Da Sa De Cuja Ess Ncia E Especificidade O Cuidado Do Ser Humano

318 palavras 2 páginas
A Enfermagem é uma das profissões da área da saúde cuja essência e especificidade é o cuidado do ser humano. O enfermeiro, quando faz a escolha para atender o paciente oncológico, deve ter pensamentos e atitudes que demonstram cuidados, como: ser atencioso, gentil, expressar-se com empatia, ser paciente, reconhecer a humanidade do outro.
A equipe de enfermagem do CQAI é formada por enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem. É uma equipe em constante aprendizado, pois participa da terapêutica do paciente, conhece e percebe as necessidades e características pessoais e sociais de cada um. Isso acontece principalmente porque a equipe de enfermagem é a que está na maior parte do tempo em contato com os clientes durante todo o tratamento.
O profissional da enfermagem do CQAI passa por um período de capacitação profissional, em que o conhecimento serve de base e suporte, aliando o técnico ao teórico na prestação do cuidado. O enfermeiro necessita da aquisição de conhecimentos específicos da área oncológica. Esses conhecimentos são repassados pelas enfermeiras a todos os técnicos e auxiliares de enfermagem durante o percorrer do ano, em um trabalho de educação continuada.
Atualmente, a assistência de enfermagem oncológica tem como principal função administração dos quimioterápicos e medicamentos de apoio ao tratamento. É responsável também pela punção venosa e pelos cuidados especiais na administração dos medicamentos. Além disso, a equipe é mediadora dos pacientes e familiares em relação aos efeitos colaterais que possam surgir.
O profissional da enfermagem oncológica muitas vezes tem um papel importante no apoio emocional tanto ao paciente como à família, tentando minimizar a angústia, o medo, o desânimo e insegurança que podem surgir durante o tratamento.
A equipe do Centro de Quimioterapia busca cuidar do paciente de forma individualizada, pois cada fase do tratamento requer particularidades.
Cuidar vai além de executar técnicas. Ele envolve presença, confiança

Relacionados

  • Aula 02 Constru O De Uma Estrat Gia
    15929 palavras | 64 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas