A Enfermagem Tem Mais De Um S Culo De Exist Ncia

665 palavras 3 páginas
A Enfermagem tem mais de um século de existência, mas as teorias de enfermagem desenvolveram-se a partir da década de 50 do século XX. Assim, embora desde meados do século XIX Florence Nightingale já ressaltasse uma distinção entre o conhecimento da Enfermagem e o da Medicina, somente a partir da segunda metade do século XX é que os profissionais de enfermagem iniciaram estudos para o desenvolvimento, articulação e comprovação das teorias de enfermagem.

O início do século XX foi marcado por grandes transformações no setor da saúde, caracterizou-se por um período de transição quanto à assistência à criança, deixou de ser, predominantemente, uma assistência social e filantrópica em favor de uma assistência à saúde com subvenção particular e/ou pública. A assistência à criança estava vinculada diretamente ao contexto histórico-social e econômico do país.

A política de saúde de caráter nacional centralizou-se, a partir de 1930, em dois subsetores: saúde pública e medicina previdenciária, prevalecendo o de saúde pública. Enquanto, com a evolução do ensino da pediatria, a assistência à criança foi institucionalizada com dois tipos de prática médica: puericultura e assistência médica privada. O Presidente Getúlio Vargas iniciou a construção de hospitais da Prefeitura do Distrito Federal, como o Hospital Jesus especializado em clínicas médica e cirúrgica infantis e o Instituto de Puericultura no âmbito federal. A participação político-social das enfermeiras estava voltada para o aspecto social das doenças nas crianças, destacando a importância de uma infância sadia.

Durante a década de 40, persiste o movimento eugênico através das metas governamentais e nos discursos dos puericultores, refletindo na produção científica das enfermeiras.

Nos fins da década de 40, construiu-se no Rio de Janeiro, três hospitais para atender à clientela infantil.
Em 1950 foi o Centro Médico- Pedagógico Nossa Senhora do Loreto, destinado ao tratamento e internação de crianças portadoras

Relacionados

  • A genese do serviço social
    810 palavras | 4 páginas
  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas
  • TRABALHO TURMA A 2013
    13179 palavras | 53 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas