A Enciclopédia

Páginas: 3 (738 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014
História Social e Cultural Moderna e Conteporânea




A Enciclopédia



















Calazans apresenta de forma bem clara uma explicaçao sobre como foi criada e qualfoi o objetivo da Enciclopédia, que mesmo sendo muito relacionada ao chamado “Século das Luzes”, como era conhecido o Iluminismo, tem suas origens muito antes desse momento.

A Enciclopédia é ditacomo um livro ilustrado e um dicionário, que tem a função de manual para diversas práticas e compartilhamento de informação de uma forma racional.

Entretanto, a Enciclopédia do Iluminismo, surge comuma nova roupagem. Mais agressiva e polemica, segundo o autor, buscou “uma forma sistematica inteligivel do saber acoplada a maxima exatidão empirica possivel”, isto é, ela buscou expor umconhecimento livre de qualquer mentira e imposiçoes, aos homens.
Para se entender melhor, o texto O Iluminismo como negócio: Historia da publicação da “Enciclopédia” 1775-1800, de Robert Darnton nos ajuda acompreender mais detalhadamente a respeito dos importantes aspectos da Enciclopédia. Começando pela forma com que essas foram feitas até o impacto que causou aos leitores e ao país, no contexto doIluminismo.
Embora a busca tenha sido pela verdade“, Robert mostra que nao foi exatamente assim e explica que os publicitarios tinham grande impotância no processo de venda da Enciclopédia, já que seimportavam, principalmente, com a venda, com adeptos e não com a verdade. Segundo ele “os editores esperavam que o publico adquirisse a obra pelas razoes citadas na publicidade: uma Enciclopédiain-quarto na estante proclamaria a posiçao de seu proprietario como homem culto e filosofo.”
A criação da Enciclopédia contou com a boa vontade de diversos intelectuais. Os organizadores, Diderot eD’Alembert, tiveram o trabalho de selecionar alguns deles, além de cuidarem das insatisfações de autoridades civis e eclesiasticas. Desse modo, é considerada um passo rumo ao progresso da humanidade, ja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enciclopédia de biomas
  • Enciclopédia Jurídica
  • Enciclopédia de Filsosfia
  • Enciclopedia Juridica
  • Enciclopédia fiscal
  • Enciclopedia juridica
  • Enciclopédia jurídica
  • Enciclopedia eletronica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!