A Empresa Viva

Páginas: 3 (539 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013

Resenha crítica do livro “A Empresa Viva”

Aluna: Dayane da Silva Farias

O livro de Arie de Geus aborda de forma interessante pontos sobre como uma empresa pode evitar sua extinção precoce.Tais pontos até soam polêmicos no âmbito econômico, mas muito racional e lógico se for observado com o interesse de aumentar a longevidade das empresas.
O autor apresenta vários estudos de casos,principalmente, a sua experiência de mais de 35 anos dentro do Royal Dutch/Shell. Arie de Geus pôde identificar que mesmo a sua empresa poderia morrer. Não por se tratar de uma empresa mundial e aconcorrência ser exasperada, mas que pudesse ser mais uma empresa que não buscasse aprender. Como coordenador de planejamento, ele e sua equipe levantaram quatro semelhanças entre as empresas que assim comoa Shell ainda continuavam no mercado com a mesma atividade que iniciaram. Algumas poderiam até exercer outras atividades, mas não descartaram a atividade com o que a empresa começou. E ele mostra queisso acontece com as empresas que estão sensíveis ao que mercado necessita.
Como o ser humano, o autor discute a empresa como algo vivo, capaz de se superar, buscar sempre o algo a mais. E com aaprendizagem, não só das teorias, mas sim do que o meio ambiente onde a empresa está inserida pode ensinar, é quando começa a penetrar suas bases na longevidade. É aonde o autor pode ser visto comopolêmico, porque por um lado, a empresa tem que gerar capital, não se importar com o mundo ao seu redor. Mas não podemos esquecer que essa empresa é formada por necessidades dos seus públicos de interessee, que ela sim, precisa ser está sintonizada com o mundo externo. Por essa questão, o autor percebeu que muitas empresas não exploram o que são capazes. Por exemplo, em um momento de crise onde ocapital está em jogo, a primeira coisa a ser pensada é em corte de gastos com pessoas. Buscam soluções com resultados imediatos, sem examinar em longo prazo, sem pensar na empresa longeva. Aquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A empresa Viva
  • Resenha: A empresa viva
  • A empresa viva de arie de geus: resenha
  • PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA FIBRA VIVA
  • Comunicação de Marketing da empresa Promperú. Campanha: “Peru – Viva a Lenda”
  • Viva
  • VIva
  • viva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!