A empresa viva de arie de geus: resenha

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PENÁPOLIS

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Curso de Ciências Contábeis











A EMPRESA VIVA DE ARIE DE GEUS: RESENHA







Aluna

Rosa Maria José Barbosa

Registro do aluno (a): 6158



Professor

Prof. Everton S. CustódioPenápolis – SP

2013

Resenha do livro A EMPRESA VIVA de Arie de Geus.

Alterações nas prioridades da empresa e a inclusão de alguns traços comuns à organização centenárias são grandes ferramentas para combater a elevada taxa de mortalidade corporativa.
Segundo Arie de Geus, consultor de empresas em diversos países, e autor do livro “A Empresa Viva” muitas empresasmorrem jovens pelo fato de suas políticas e práticas reforçar a produção de bens e serviços, esquecendo que são os colaboradores que executam a funções para que a empresa permanecer vivas, entretanto o livro também menciona empresas que valorizam as pessoas, compartilham aprendizado, são abertos a novas ideias, além de aplicar diversas ocupações da diretoria. Geus publicou neste livro empresas deforte identidade corporativa e destaque em seu setor de atividade, entre elas Sumitomo, Kodak, DuPont, Siemens e Mitsui pela Editora Campus.
No curso da civilização humana, as empresas comerciais são membros recém-chegados ao mundo das instituições, pois ainda têm um longo caminho por percorrer, desenvolvem; tiram proveito apenas de uma parte se seu potencial e estão em uma fase primitiva deevolução. Contudo, mesmo as empresas comerciais sendo consideradas novas, foram responsáveis pela explosão populacional mundial, oferecendo os produtos e serviços que tornaram possível uma vida civilizada.
Existem empresas duradouras e empresas que tem mortes prematuras. O que diferencia uma da outra é o fato de que enquanto as empresas duradouras, denominadas pelo autor de “empresas vivas”produzem bens e serviços que garantam seu sustento, têm uma personalidade que lhes permite evoluir harmoniosamente e administram seu dinheiro de forma contribuir com o futuro da empresa; à exemplo da Sumitomo, do Japão, que se originou de uma fundição de cobre aberta por Riemon Soga em 1590 e da Stora, atualmente uma grande fabricante de papel, celulose e produtos químicos, começou como mina decobre na região central da Suécia há mais de 700 anos.
Estatísticas mostram que as empresas fracassam porque seus executivos se concentram exclusivamente na produção de bens e serviços, esquecendo que seu maior patrimônio são as pessoas que compõe a empresa. O efeito que estas estatísticas provocam nas empresas é deprimente e representa o desperdício do potencial ali investido, além deafetar bruscamente na vida econômica das pessoas, da comunidade, até mesmo do município o qual a empresa está localizada.
Em anos anteriores estudiosos e empresários aprendiam mais sobre a longevidade empresarial estudando empresas mais antigas, que já existiam por um período superior a 25 anos, á exemplo da Shell já tinha cerca de 100 anos por volta do ano 1983; eles observam empresas quedispunham de documentações primorosas e de grande valia; analisando sua identidade corporativa, como DuPont, Kodak, Mitsui e W.R.Grace.
Com base nas informações obtidas através dos registros de abertura e de fechamento das empresas, junto ao índice populacional posso concluir que a vida média de uma organização é muito menor do que sua vida média potencial. Empresas que conseguiram sobreviver aochamado período de infância, ou seja, os primeiros 20 anos começaram a expandir e continuaram ativas por mais 30 a 50 anos em média.
Observando a empresa Shell, pude constatar que as empresas vivas são muito eficientes na “gestão para a mudança”, assim como a empresa Stora, que sobreviveu a duas grandes guerras, a revolução industrial. A Stora deixou de utilizar mensageiros para utilizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: A empresa viva
  • Arie de Geus
  • A empresa viva
  • A Empresa Viva
  • A empresa Viva
  • Resenha tradição viva
  • Resenha viva à rainha
  • PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA FIBRA VIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!