A Empresa Socialmente Responsável

Páginas: 48 (11848 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Empresa Socialmente Responsável
Missão, Visão e Valores são os pressupostos que norteiam a razão da existência de uma empresa, os objetivos que pretende atingir e os princípios de sua cultura organizacional, sendo que o lucro é a meta de toda a empresa privada com fins lucrativos, mas não deve ser a única, pois a organização também precisa atender a demandas sociais direcionando estespressupostos para solucionar os problemas da sociedade.
As teorias da Administração, de Taylor a Drucker, não consistiram em resolver apenas os problemas das empresas, mas também em solucionar as questões da própria sociedade, por isso, para a empresa atingir o seu objetivo social, suas metas precisam ser alinhadas aos problemas da sociedade.
Os gestores precisam entender que tornar a empresa em umaentidade socialmente responsável, aproxima a empresa da sociedade e do seu próprio público alvo, construindo uma imagem positiva de sua marca.
Uma empresa que se preocupa em minimizar a emissão de resíduos, que utiliza papel reciclado, que promove ações sociais, que promove o apoio à educação, à cultura e aos esportes, que recolhe material para reciclagem e reutilização, entre tantas outraspráticas, se antecipa às demandas sociais e à própria fiscalização, eximindo-se de problemas futuros, além de permanecer próxima daqueles que irão consumir os seus produtos e serviços.
Mas a empresa não deve fazer isso apenas para garantir o lucro, mas também para realmente se converter em uma fonte de soluções para os problemas da sociedade, pois o objetivo de um produto é justamente atender àsnecessidades do cliente e isso significa resolver o seu problema.
Uma empresa em atividade é responsável por gerar empregos, pagar salários, recolher tributos, girar a economia e produzir riquezas, motivos estes que por si só já tornam a empresa em uma fonte de soluções para os problemas sociais, mas ela não deve parar por aí, pois há outras questões igualmente importantes.
As questões ambientais tambémprecisam estar em pauta nas reuniões executivas, com a tomada de decisões sobre como o atendimento a uma questão ambiental é importante para a sociedade e também para a geração do lucro.
A responsabilidade social precisa estar embutida nos pressupostos da Missão, Visão e Valores de uma organização, minimizando os impactos sociais causados pela presença da empresa e do próprio homem no ambiente.Seguem abaixo alguns exemplos de práticas de responsabilidade social:
• Uma fábrica de móveis pode utilizar madeira de reflorestamento como matéria-prima;
• Uma empresa que comercializa produtos esportivos pode doar bolas de futebol para um orfanato ou uma escola pública;
• Uma empresa pode doar uma pequena porcentagem de seu lucro anual para ajudar um hospital público ou uma entidadebeneficente;
• Uma empresa pode se tornar mantenedora de algum projeto social ou de alguma entidade filantrópica ou desenvolver e executar os seus próprios projetos sociais.
Enfim, são tantas as medidas que uma empresa pode adotar para ajudar o desenvolvimento da sociedade que o objetivo da empresa não deixará de ser o lucro, mas a responsabilidade social será um caminho para atingi-lo.


PetróleoBrasileiro S.A. - PETROBRAS.

INTRODUÇÃO

A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, foi criada em outubro de 1953, através da Lei 2.004, para executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União. Iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo CNP9, sendo a pioneira na indústria do petróleo no Brasil, enfrentando grandes dificuldades pela falta de infraestrutura e detecnologias adequadas.

É uma sociedade anônima de capital aberto cujas atividades estão divididas em:

• Exploração e Produção, responsável pela pesquisa, localização, identificação, desenvolvimento, produção e incorporação de reservas de óleo e gás natural dentro do território nacional;
• Gás e Energia, área responsável tanto pela produção interna quanto pelo
suprimento externo de gás natural,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10 Indicadores de uma empresa socialmente responsável
  • Análise da gestão socialmente responsável na empresa
  • PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR PERANTE EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS
  • Resumo:A EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSAVEL: O DEBATE E AS IMPLICAÇÕES
  • ADMINISTRADOR SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
  • Análise da gestão socialmente responsável
  • Marketing socialmente responsável
  • Os fundos de investimento socialmente responsáveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!