A empresa novatroc

734 palavras 3 páginas
CONHECIMENTOSBANCÁRIOS

BANCOS COMERCIAIS COOPERATIVOS

O Conselho Monetário, em 31/08/1995, autorizou a constituição de bancos comerciais com participação exclusiva de cooperativas de crédito, operando no estado da federação em que tem sua sede.

BANCOS DE INVESTIMENTO

Principal objetivo: fortalecer o processo de capitalização das empresas, através da compra demáquinas e equipamentos, bem como a subscrição de debêntures e ações.Não podem manter contas correntes, captando recursos através da emissão de CDB ou RDB.

BANCOS E COMPANHIAS DE DESENVOLVIMENTO

Voltados para o desenvolvimento econômico e social a nível regional. Ex: BNB- Banco doNordeste e BASA – Banco da Amazônia.

BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social

Autarquia federal criada em 1952. Vinculada ao Ministério do Planejamento. Objetivo: apoiar osinvestimentos estratégicos necessários ao fortalecimento das empresas privadas. .Agentes financeiros: companhias estaduais eregionais de desenvolvimento e bancos.EMPRESAS FILIADAS:FINAME: financiamento de equipamentos industriais e agrícolas;BNDESPAR: capitalização das empresas.

CIAS. DE CRÉDITO, FINANC. E INVESTIMENTO – SCFI

Financeiras que tem por objetivo o financiamento ao consumo, captando recursos, basicamenteatravés de Letras de Câmbio.

SOCIED. DE ARRENDAMENTO MERCANTIL – LEASING

Financiar a utilização de bens mediante contrato. No término o arrendatário poderá adquirir obem ou devolve-lo ao arrendador.Captação através de recursos de longo prazo. Ex: debêntures.

LEASING FINANCEIRO

Total pago e despesas de manutenção podem ser deduzidos do IR.

Valor a ser pago no final do contrato é livremente acordado. Pode-se utilizar o valor de mercadoou o valor residual garantido (VRG).

LEASING OPERACIONAL

-As contraprestações são limitadas a 90% do valor do bem;

-Prazo: até 75% do prazo de vida útil do bem;

-Não existe a obrigatoriedade da opção de compra;

-Arrendadora fica com um bem

Relacionados