A empresa eficaz: uma relação entre a gestão por competências e a humanização nas empresas

Páginas: 25 (6248 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
A Empresa Eficaz: uma relação entre a gestão por competências e a humanização nas empresas

Artigo Científico Publicado na Revista CONTEXTO Radial: Faculdades Radial – nº. 8, julho de 2007. ISSN 1806-0579. A empresa eficaz: uma relação entre a gestão por competências e a humanização. São Paulo: Radial, julho de 2007, p. 76-90.

VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO
É professor universitário, formadoem administração de empresas, mestre em administração de empresas, mestre em educação, administração e comunicação (multidisciplinar) e consultor na área de gestão de pessoas. profvaldec@uol.com.br

RESUMO

O artigo destaca a gestão por competências como uma vantagem competitiva. Uma das exigências impostas pelo novo paradigma tecnológico, a partir de 1990, é a gestão empresarial voltada àprodução de bens e serviços utilizando uma mão-de-obra extremamente qualificada. Profissionais capazes de sobreviverem em um mundo cada vez mais competitivo, exigindo um perfil de competências que acaba se tornando o diferencial competitivo de cada pessoa ou profissional. Os profissionais passaram a ter que ampliar o seu perfil de competências que compreendem competências técnicas e comportamentais.É indiscutível a necessidade das empresas pela busca por eficácia, indicando que uma empresa pode ser competente, eficaz e humanizada ao mesmo tempo, tornando-se mais competitiva e conquistando novos mercados.

Palavras-Chave: Empresa eficaz. Empresa humanizada, liderança e motivação. Gestão por competências.

ABSTRACT

This article intends to underline the competence-based management as acompetitive advantage. One of the requirements imposed by the new technological paradigm, from 1990, is the enterprise management directed to the production of goods and services using a qualified worker extremely. Professionals capable to survive in a world each more competitive time, demanding a profile of competences and that finishes if becoming the competitive differential of each person orprofessional. The professionals have started extending their profile of competences that evolves technical and behavior competences. It is unbelievable the necessity of the companies for the search for effectiveness. The necessity of the companies for the search for effectiveness, indicating that a company can be competent, efficient and humanized is unquestionable at the same time, becoming morecompetitive and conquering new markets.

Key-Words: Efficient company. Humanized company, leadership and motivation. Management for competence.

INTRODUÇÃO

Qual é o primeiro dever de um gerente em uma empresa? Lutar pelos melhores resultados econômicos possíveis, a partir dos recursos correntemente empregados ou disponíveis num processo crescente. Qualquer outra coisa que se espera que osgerentes façam, ou que eles possam querer fazer, está baseada no sólido desempenho econômico-financeiro, e em resultados lucrativos ao longo dos próximos anos.
Mesmo as mais complexas atividades gerenciais, por exemplo, as responsabilidades sociais e oportunidades culturais da empresa, não ficam isentas desse propósito. Certamente não podem estar isentas também as recompensas pessoais do própriogerente, tais como remuneração e posição.
Os executivos das empresas, na sua maioria, dedicam a maior parte do tempo, se não a totalidade, aos problemas de curto prazo, preocupando-se com custos, preços, compras, produtividade. Apesar da enorme quantidade de dados e relatórios, pesquisas, informações a sua disposição, eles somente conseguem captar as generalidades mais vagas.
No entanto, o que seobserva em várias empresas é a incapacidade de manterem-se ativas no mercado, apesar de toda tecnologia, a utilização de novos modelos de gestão administrativa e capital investido.
Por quê? Por que não basta pensar apenas nos critérios econômico-financeiros, os lideres devem pensar nos recursos a sua disposição, isso implica administrar os recursos, as organizações com e através das pessoas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO POR COMPETÊNCIA NA EMPRESA
  • Gestão por Competências: um ganho para empresa e empregado
  • Gestão por competências, o que diferencia as empresas que utilizam esta gestão.
  • relação entre empresas
  • A humanização como diferencial competitivo nas empresas
  • Gestao de Empresas
  • Gestão de empresas
  • A gestão das Empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!