A Empresa De Pequeno Porte Contribui Imensamente Com A Gera O De Empregos No Pa S E Apresenta Uma Participa O Razo Vel Na Composi O Do Produto Interno Bruto

777 palavras 4 páginas
A empresa de pequeno porte contribui imensamente com a geração de empregos no país e apresenta uma participação razoável na composição do Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, ao mesmo tempo, possui elevadíssimas taxas de mortalidade. No segmento lotérico, não se tem a taxa de mortalidade específica, mas um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) demonstra que grande parte das unidades lotéricas apresenta prejuízo ou baixa rentabilidade. Esta pesquisa propôs a verificação de como a contabilidade pode contribuir com o sucesso das micro e pequenas empresas, especialmente do segmento lotérico, aumentando a rentabilidade e diminuindo a mortalidade das mesmas. Para esta verificação foi realizado um estudo multicaso em três unidades lotéricas, onde foi analisada a contabilidade e os fatores de insucesso a ela relacionados. Os fatores de insucesso investigados foram: problemas com capital de giro, problemas com maus pagadores, carga tributária elevada, desconhecimento da margem de contribuição e controle interno ineficiente. É uma pesquisa qualitativa na qual se procurou entender, compreender e descrever a contabilidade em pequenas empresas do segmento lotérico. Concluiu-se que a contabilidade destas empresas é efetuada externamente com propósitos exclusivamente fiscais e legais, havendo poucas informações que ajudem o proprietário a conduzir sua empresa ao sucesso. Palavras-chave: Empresas de pequeno porte. Insucesso. Mortalidade. Contabilidade.
Uol
Falta de planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.
Quase todas as empresas que morrem são de menor porte
Segundo o estudo, 98,3% das empresas que

Relacionados