A emoção em sala de aula

Páginas: 24 (5954 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Nome da Revista
Vol. X, Nº. N, Ano YYYY


Kelly da Cruz Bianchini
Anhanguera Educacional
kellybianchini@bol.com.br


Jeanne Dobgenski
Anhanguera Educacional
jeanne.dob@unianhanguera.edu.br



A emoção na sala de aula

Professor você sabe lidar com a emoção de seus alunos?


Resumo

A discussão sobre a emoção na sala de aula requer a colocação do problema numa perspectivaglobal e singular. É necessário estar atendo quanto ao papel do professor mediante as emoções apresentadas pelos alunos em sala de aula, estabelecer uma relação de reciprocidade entre aluno-professor e aluno-aluno, ao qual cabe ao professor o papel de educador, mediador e interventor, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem é indissociável ao estado emocional. Neste artigo, objetivandorefletir sobre a emoção e sua influencia no processo ensino-aprendizagem, no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando subsídios teóricos da pedagogia e psicopedagogia. Apontando o reconhecimento da necessidade de uma educação global, para que os professores compreendam as dimensões da educação, ressaltando o contexto emocional na interação em sala de aula, emtorno da importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.
.

Palavras-Chave: emoção, ensino-aprendizagem, relações interpessoais, desenvolvimento.

abstract

The discussion of emotion in the classroom requires placing the issue in a comprehensive and unique.You must be pick up the role of the teacher through the emotions displayed by thestudents in the classroom, establish a reciprocal relationship between teacher-student and student-student, which is responsible for the teacher's role as an educator, mediator and intervenor, since that the process of teaching and learning is inextricably linked to emotional state. In this paper, aiming to reflect on the emotion and its influence on the teaching-learning process in the methodologyadopted was a bibliographical research, using theoretical elements of pedagogy and educational psychology. Pointing to the recognition of the need for global education, for teachers to understand the dimensions of education, emphasizing the emotional interaction in the classroom, around the importance of interpersonal relationships between teachers and students in teaching-learning process.
Keywords:emotion, teaching and learning, interpersonal relations, development.

1. Introdução

A EDUCAÇÃO É O PONTO EM QUE DECIDIMOS SE AMAMOS O MUNDO O BASTANTE PARA ASSUMIRMOS A RESPONSABILIDADE POR ELE E, COM TAL GESTO, SALVÁ-LO DA RUÍNA QUE SERIA INEVITÁVEL NÃO FOSSE A RENOVAÇÃO E A VINDA DOS NOVOS E DOS JOVENS. A EDUCAÇÃO É, TAMBÉM, ONDE DECIDIMOS SE AMAMOS AS NOSSAS CRIANÇAS OBASTANTE PARA NÃO EXPULSÁ-LAS DO NOSSO MUNDO E ABANDONÁ-LAS A SEUS PRÓPRIOS, RECURSOS, E TAMPOUCO POUCO ARRANCAR DE SUAS MÃOS A OPORTUNIDADE DE EMPREENDER ALGUMA COISA NOVA E IMPREVISTA PARA NÓS, PREPARANDO-AS EM VEZ DISSO COM ANTECEDÊNCIA PARA A TAREFA DE RENOVAR UM MUNDO COMUM.
Hannah Arendt


É visível o crescente número de crianças com dificuldades de aprendizagem efracasso escolar e se formos analisarmos os motivos das dificuldades, freqüentemente estão associados a problemas emocionais. Tais como: estímulos insuficientes, ausência familiar e uma educação inadequada por parte dos profissionais.


A emoção está presente em todos os momentos de nossa vida, em determinados momentos passamos por emoções ruins e outras boas, e essas emoçõesinfluenciam diretamente e algumas indiretamente nossas ações, pois, quando estamos felizes agimos de maneira diferente da que quando estamos tristes. E o mesmo ocorre com as crianças, e é fundamental que os professores/educadores passem a conhecer suas emoções e a de seus alunos, é indispensável que estes compreendam estas emoções, como se manifestam e saber lidar com elas de maneira construtiva são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A emoção na sala de aula
  • A sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!