A Emergencia dsos movimemntos sociais no brasil contempoaraneo

4427 palavras 18 páginas
OXIDAÇÃO E REDUÇÃO DE COMMPOSTOPS ORGANICOS:
A oxidação de compostos orgânicos é uma reação muito útil no processo de tratamento de efluentes(esgotos). Graças à ação oxidante de bactérias aeróbicas é possível converter a água cheia de impurezas em água própria para o consumo. Entende-se por bactéria aeróbica aquela que se desenvolve somente na presença de oxigênio.
O processo de oxidação da matéria orgânica tem início no momento em que as bactérias reagem com OD (oxigênio dissolvido na água). A reação tem como produto moléculas mais simples (CO2, H2O).
A chamada demanda biológica de oxigênio (DBO) é a quantidade de O2 necessária para oxidar o material orgânico. A DBO serve como indicativo para avaliar a qualidade da água, se for elevada, indica a presença de muito OD (oxigênio dissolvido), não restando oxigênio livre para a respiração dos peixes. A morte de peixes em um meio aquático acarreta num aumento ainda maior da DBO.
As bactérias anaeróbicas são aquelas que conseguem se desenvolver na falta de O2 na água, sabe como? Elas utilizam o oxigênio presente nos restos orgânicos dos efluentes.
Nesse caso ocorre uma redução dos resíduos em vez de uma oxidação.
O grande impasse para o uso de bactérias anaeróbicas no tratamento de efluentes é que tais bactérias decompõem o material orgânico em compostos de cheiro ruim, como por exemplo, derivados da amônia (NH3) e sulfeto de hidrogênio (H2S). É por isso que a maioria dos esgotos tem cheiro desagradável. http://www.brasilescola.com/quimica/oxidacao-compostos-organicos.htm OXIDAÇÃO DE ALCOOIS:
Dependendo do tipo de álcool que reage, a oxidação dos álcoois pode originar aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, gás carbônico e água.
Os álcoois podem sofrer oxidação quando expostos a algum agente oxidante, como uma solução aquosa dedicromato de potássio (K2Cr2O7) ou de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido.
Um oxigênio nascente [O] que estiver no meio irá atacar o carbono ligado ao grupo funcional do

Relacionados