A elasticidade e a sua relação com a explicação dos fenômenos econômicos

Páginas: 3 (545 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO:

Porque Surgiu a Elasticidade – Preço de Demanda
A Elasticidade surgiu pelo o motivo de tamanho do impacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável(ex.: demanda).
"Em sentido genérico, é a alteração percentual de uma variável, dada a alteração percentual em outra, coeteris paribus. Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reaçãode uma variável, em face de mudanças em outras variáveis".
Uma variável "elástica" responde bastante a pequenas mudanças de outras variáveis. Do mesmo modo, uma variável "inelástica" não responde amudanças em outras variáveis.
Por isso, tal relação de variação relativa nem sempre é válida. Por exemplo, se um produto tiver uma elasticidade-preço infinitamente rígida, significa que o preço nãovariará em função da quantidade procurada do produto, traduzindo-se essa função por uma recta horizontal. Em bens essenciais, tal relação é inversa, ou seja, o preço pode variar infinitamente que aquantidade procurada para consumo desse bem pouco será afectada e, neste caso, a função da procura é representada por uma recta vertical.
A maior ou menor elasticidade, de um produto, pode ser avaliadagraficamente, pela tangente da função. Quanto mais as funções da oferta ou da procura, se aproximarem das situações limite (verticalidade ou horizontalidade), maior será a rigidez do produto face aopreço ou à quantidade. Este conceito de elasticidade também se aplica à relação entre produtos substitutos e complementares. Neste caso, diz-se que estamos em presença de elasticidade cruzada. Aelasticidade cruzada estabelece a relação de influência que um determinado produto tem sobre o seu complementar ou substituto. No caso em que o aumento do preço de um determinado produto, provoque um aumentode quantidade procurada, no seu substituto, diz-se que estamos em presença de uma elasticidade cruzada positiva. Por outro lado, quando em presença de um produto, em que a diminuição do seu preço,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Elasticidade e sua relação com a explicação dos fenômenos econômicos
  • fenomenos economicos
  • fenomenos economicos
  • Fenomenos Economicos
  • Problema economico e sua relação com o individuo
  • Direito econômico na relação empresarial
  • Direito econômico na relação empresarial
  • Os limites explicação neurocientífica a cerca do fenômeno da liberdadae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!