A ELABORAÇÃO DE UM DIAGOSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL / REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

1456 palavras 6 páginas
Araxá - MG
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERENIAS 9

1 INTRODUÇÃO

No Brasil o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes é um fator de difícil enfrentamento entre diferentes profissões sendo sempre discutidos e desenvolvidos diversos projetos de intervenção e estratégias de prevenção, tentando buscar soluções para prevenir e recuperar problemas encontrados na sociedade.
A proteção e os direitos da criança e do adolescente no Brasil foi após aprovação do ECA Estatuto da Criança e do Adolescente foi por meio dessa lei que eles tiveram a proteção juridicamente contra discriminações, exploração, violência e crueldade, assegurando de riscos pessoais, sociais, ameaças e seus direitos.
Este trabalho vem nos apresentar a realidade, a problemática social enfrentada diante das políticas sociais das crianças e adolescentes e os objetivos alcançados apontando os principais indicadores sociais e conhecer os esforços, recursos e meios onde as equipes técnicas de profissionais trabalham para combater parte desse fenômeno que vem crescendo a cada dia, evidenciando no município de Araxá-MG.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Regionalização do IBGE, Araxá situada no estado de Minas Gerais, no Triangulo Mineiro, Alto Paranaíba e localizado na região sudeste do Brasil conhecida pelo maravilhoso Grande Hotel do Barreiro onde exibe suas terras raras e uma água sulforosa.
É composta por uma estimativa de 101. 136 habitantes sendo aproximadamente 46.800 entre 0 a 19 anos, homens e mulheres.
Em pesquisa elaborada por meio do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 – PNUD Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que o IDH Municipal varia de 0 a 1, considerando indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.
IDH municipal - 0,772, IDH-M de Longevidade - 0,858, IDH-M de Renda – 0,756, IDH-M de Educação – 0,709, evolução do IDH Municipal - 0,77 sendo

Relacionados