A elaboração de um diagnostico da problemática sócia local na construção das Políticas de Proteção às crianças e adolescentes.

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA
serviço social

A elaboração de um diagnostico da problemática sócia local na construção das Políticas de Proteção às crianças e adolescentes.


Ruy Barbosa
2014
A elaboração de um diagnostico da problemática sócia local na construção das Políticas de Proteção às crianças e adolescentes.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Oficina de Formação- projeto de intervenção, a reaidade e o Serviço ocial, planejamento social, estagio curricular obrigatorio II.
Orientador: Prof. Clarice da Luz Kernkamp,Amanda Boza Gonaçalves, Rosane Ap.B Malvezzi, Valquiria A.Dias Caprioli.
Ruy Barborsa
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem objetivo fazer uma diagnostico socialsobre o município, e através do mesmo buscar informações sobre o ECA. É diante de tudo isso, analisaremos a política volta pra as crianças e o adolescente.
Sabemos que o estatuto da criança e do adolescente ainda é muito jovem comprando as leis do nosso país, e por isso, sempre esta me processo de construção e transformação, para garantir os direitos nele constituído. E assim iniciaremos no trabalho.DIAGNOSTICO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE RUY BARBOSA
A cidade de Ruy Barbosa está localizada na Região Centro Norte Baiano, a 321 km da capital baiana. A “sua localização geográfica “é 12º17’02” de latitude ao sul e 40º29’38” longitude ao oeste, estando a uma altitude de 368 metros. O município apresenta área 2.128,936 km² e compõe-se de três distritos, sede, de Morro das Flores, e Tapiraipe, eseis povoados: Riachos D’antas, Zuca, Humaitá, Santa Clara, Caldeirão do Morro e Colobró, limitando-se com os municípios de Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Lajedinho, Utinga e Mundo Novo (Jornada Chapada Diamantina,1999.p.33). A cidade está localizada aos "pés" da Serra do Orobó, que apresenta 950m e é considerada o cartão postal da cidade. Dados do ultimo censo demográfico do IBGE (2010), estimauma população de 31.799 habitantes.
Entretanto a cidade apresenta o IDH, Esperança de vida 67, 764%, a taxa de alfabetização de adultos é de 0, 703%, a taxa de freqüência escolar é 0,804%, e a renda per capita de0,680. O índices de desenvolvimento humano (IDHM-E) é 0,737, e o índice de desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é 0,516. A cidade ocupa o 123o lugar no Ranking na Bahia e 3855olugar no Ranking Nacional. Esses dados são reflexos do estado social do município que apresenta alto nível de analfabetismo, salários os baixos do estipulado pelo Ministério do Trabalho, alta taxa de desemprego, e uma forte migração para regiões mais desenvolvidas como o sudeste e o oeste da Bahia.
Desenvolvimento
Com a Constituição de 1988, denominada de Constituição Cidadã, por Ulysses Guimarães(deputado constituinte), pressupõe direitos sociais para além dos garantidos pela relação de emprego. No Art. 6º, estabelece que “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados [...]” (BRASIL, 1988).
Após a Constituição Federal, as políticas sociais ganham novoredirecionamento, no caso os direitos à Assistência Social, havia necessidade de regulamentação. Por exemplo: como definir quem necessita da Assistência Social? Como definir um limite financeiro para que a pessoa pudesse ter acesso à Assistência Social? Dentre outras questões, esse foi um debate que envolveu diferentes categorias profissionais, movimentos sociais e sindicatos.
Então, com a constituição que ganhaplenos poderes, abre portas para criação das políticas sociais. E dentre elas, falaremos a respeito sobre as políticas dos direitos da criança e do adolescente.
Lara esclarece (LARA, 2008, p. 105). Todo este processo faz com que grande parte da sociedade não tem acesso aos mínimos sociais afetando diretamente a escola. “Em muitos casos, o trabalho faz os jovens abandonarem a escola e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!