a elaboração de um diagnostico da problematica social municipal

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013










































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1 INTRODUÇÃO
Inicialmente foi feito um levantamento para conhecer o município , buscando assim fazer um diagnóstico social da área com mais eficiência. Assim para elaborar o Estudo da realidade da população e doterritório, procedeu-se ao levantamento de dados para conhecer o perfil social, econômico, educacional, moradia bem como conhecer suas necessidades e demandas da população. Especifica a instrumentalidade utilizada para a práxis profissional no levantamento da realidade social, visando diagnosticar as mazelas existentes e a ação das políticas publica.
O município de Piripiri está localizado ao norte dacapital Teresina, com seus 61.834 habitantes sendo 30.138 homens e 31.696 mulheres é a quarta cidade do estado do Piauí, sua vegetação é a caatinga, a sua fundação remota se a uma data desconhecida do ano de 1844, saberemos mais do município através dos indicadores sociais.
Os indicadores sociais estão sendo construídos de formas mais claras e são dados estatísticos de suma importância para aleitura da realidade social na qual estamos inseridos, sendo necessários, a referência de indicadores de situação, de desempenho e de resultados para que se possa propagar qualquer programa ou atividade pública efetiva.
Hoje já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais.Tal conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento; sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.









2. DESENVOLVIMENTO

A cidade de Piripiri hoje encontra se na posição de quarto lugar das cidades mais desenvolvidas do estado do Piauí, uma boa posição poremainda há muito a se fazer para que está estatística venha a melhorar, ainda assim é uma cidade que está em constante mudança em busca da melhoria de vida da população, sempre desenvolvendo projetos fazendo com que a população participe e acompanhe o crescimento da cidade.
A cidade recentemente foi contemplada com mais de 800 casas para população que não possui moradia através do, ProgramaHabitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.
A maior parte da economia municipal gira entorno da industria de confecção de moda intima e comercio. A indústria de confecção de Piripiri, tem faturamento bruto anual de mais de R$ 22 milhões e gera quase 600 empregos diretos. Esses e outros dados são revelados pelo Diagnóstico da Indústria da Confecção de Piripiri, estudo produzido peloSebrae. De acordo com a pesquisa, anualmente são produzidas cerca de oito milhões de peças e 72% da mão de obra é composta por mulheres. 
Entre os segmentos de peças produzidas pelas empresas da região estão a moda masculina, roupas de aluguel, jeans, uniformes, modinha sendo que o destaque é para a moda íntima.
A cidade conta ainda com 33 estabelecimentos de saúde, com relação a saúde de Piripiriainda deixa muito a desejar pois o único hospital publico que tem na cidade há sempre falta de médicos além do atendimento ser muito ruim, a população mais carente que não pode se deslocar para capital ou pagar consultas particular acaba por procurar os postos de saúde onde muitas vezes são atendidos por enfermeiros.







2.1 EDUCAÇÃO

A Educação na cidade é exemplar em comparaçãocom as demais cidades do Piauí há uma estimativa de 42.859 de pessoas alfabetizadas no município de Piripiri, o município conta com um sistema de ensino implantado pela secretaria municipal de educação, sendo um dos municípios modelos do Estado que possui cerca de 52 escolas de ensino pré escolar , 66 escola de ensino fundamental e 8 escolas de ensino médio, com um total de matriculas no ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!