A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Páginas: 11 (2632 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL









PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL













ITAPETININGA
2013












A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS
INDICADORES SOCIAIS




Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para o sexto semestre, nas disciplinas de Oficina de formação: Projeto de Intervenção, a Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estágio Curricular.

Profª: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B Malvezzi, Valquíria Apª Dias Caprioli.





ITAPETININGA
2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………………………………………………………………………………3
A ELABORAÇÃO DE UMDIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/ REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS................................4
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO..……………………………………………………...13










INTRODUÇÃO

Podemos através deste  trabalho observar a elaboração do projeto de intervenção pautada na política da saúde.
A instituição aqui mencionada trabalha com o objetivo de resgatar e conscientizaros portadores de dependência de álcool e outras drogas e é através deste trabalho realizado por esta instituição que iremos apresentar o nosso projeto de intervenção.
O CAPS-AD de Itapetininga está localizado à Rua Lucas Nogueira Garcez, n. 810 – Vila Belo Horizonte. Desde dezembro de 2003, data de sua inauguração, tem como mantenedor o Instituto Educacional Assistencial e Social de Itapetininga,instituição que mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Itapetininga. Atende pacientes dependentes de álcool e outras drogas, em regime eletivo e aberto e funciona de segunda à sexta-feira em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. Oferece transporte e duas refeições em cada turno. Atualmente atende 180 dependentes. A equipe e forma por 25 profissionais entre eles: Assistente Social,Médico Psiquiatra, Médico Clínico, Psicólogo, Pedagoga especialista em transdisciplinaridade, Terapeuta Ocupacional, Enfermeira, Professora de Educação Física, Auxiliar de Enfermagem, Artesão entre outros.










A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/ REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.


O paciente após chegar ao CAPS-AD para o tratamentodeverá permanecer em todo período: Saída antes do horário só nos casos de comprovada e justificada necessidade. Precisando falar com Assistente Social comunicar os monitores que fornecerá uma senha e o chamará na sua vez. Retornando da sala da Assistente Social devolver a senha para o monitor. Em casos de comportamento obsceno, trazer álcool ou qualquer outra substância psicoativa e sair da casa semautorização o paciente será excluído do tratamento pelo prazo de três meses. O retorno após esse período dependerá de avaliação técnica da Equipe Terapêutica. Em caso de suspeita de paciente portando qualquer substância psicoativa será comunicado à autoridade competente que realizará revista em toda a casa. Diante da “negação” do paciente suspeito de estar alcoolizado, poderá ser pedido que se façao exame do bafômetro.
A Instituição tem por objetivo a conscientização dos pacientes de serem portadores de uma doença incurável, no atual estágio da ciência, chamada dependência de álcool ou outras drogas, seu engajamento no tratamento para fortalecimento da opção de serem ex-usuários com a mudança de estilo de vida necessária para a conquista da manutenção da sobriedade.
São duas modalidadesde tratamento: Total e Parcial. “O tratamento ‘Total” para os pacientes que frequentam diariamente de segunda à sexta-feira (intensivo), os que vão três vezes por semana (semi-intensivo) e os de frequência quinzenal ou mensal (não intensivo) que estão em condições e aceitam participar de todas as atividades propostas pelo programa para esta modalidade. Neste programa após passarem pela triagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!