A Eficiencia do CROSS DOCKING

Páginas: 10 (2312 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
A Eficiência da Distribuição através da Prática do
CROSS DOCKING



INTRODUÇÃO

O ambiente do mercado atual, marcado por uma concorrência acirrada, pela globalização da economia e por uma revolução tecnológica acelerada, levou as empresas a visarem melhorias em seus sistemas, principalmente de produção e de logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhores serviços.Segundo Apte (2000), diversas empresas alcançaram melhorias significativas emsuas operações de manufatura. Esse fato ocasionou um redirecionamento do foco empresárial, que deixou de priorizar as operações de produção e passou a priorizar asoperações de logística e distribuição. As empresas com alto volume de produção edistribuição passaram a buscar o uso de níveis mínimos de estoque através dacadeialogística e entregas de baixo volume em maior frequência. Com a redução deestoques, os custos de operação e de atividades de picking são reduzidos também.

Com o objetivo de reduzir o nível dos estoques e realizar entregasFrequentes em pequenas quantidades, e com custo operacional reduzido, Surge o sistema de distribuição Cross Docking.
As instalações que se utilizam deste sistema não realizamasatividades de armazenagem e picking, isto porque a carga recebida pelos fornecedores é imediatamente preparada e transferida para a área de embarque.
Nesse contexto, este artigo busca compreender e apresentar o sistema de
Distribuição Cross Dockinge técnicas que podem promover uma melhoria da eficiência das atividades de logística e de distribuição.


LOGÍSTICA

De acordo com o Campos (2001), alogística é o processo de planejar, implementare controlar de forma eficiente o fluxo e estocagem de produtos finais, bemcomo serviços e as informações relacionadas.
No ambiente empresarial, a logística visa estudar o modo pelo qual a empresa poderealizar, de maneira mais rentável, os serviços de suprimentos e de distribuição ao cliente.Através do planejamento, organização e controle das atividades demovimentação earmazenagem das mercadorias, o fluxo das mesmas, desde o ponto de aquisição damatéria-prima até o ponto de consumo final, torna-se mais eficaz. Como consequência disso, apresenta-se uma melhoria do nível de serviço e uma redução de custo razoável, jáque as atividades de logística possuem um custo associado elevado. Assim, a melhoradministração dessas atividades pode reduzir suasperdas e seus custos e aumentar suaprodutividade.
Entretanto, a necessidade de gerenciar as complexas redes de produção juntamentecom as de distribuição, buscando manter um alto padrão de qualidade em seus serviços,geraram mudanças que ocorreram dentro do canal de distribuição, reestruturando os seusrelacionamentos.
Segundo Cooper (1994), SCM supervisiona todos os passos da movimentação demateriais,apesar dos limites políticos, geográficos e coorporativos, desde o fornecimentoda matéria-prima até a última entrega ao consumidor final, com o objetivo de satisfazer os consumidores.

Neste contexto, segundo Campos (2001), a busca pela maior integração entre oselos da cadeia e maior eficiência transferem o foco empresarial para o consumidor final.
Com isso, o objetivo passa a ser oferecer melhoresserviços e manter a oferta de produtos,através da utilização de estoques e preços reduzidos. As formas tradicionais de distribuição serão substituídas por novas formas onde oabastecimento será “puxado” pela necessidade de mercado. Entre estas novas formas dedistribuição apresenta-se o sistema Cross Docking.


CROSS DOCKING

Conceito do Cross Docking

EAN International (2000), em seu artigo sobreCross Docking, o define como
sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou
Centro de Distribuição, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento de entrega. De acordo com o mesmo artigo desenvolvido pela EAN International, o Cross Dockingé a transferência das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A estratégia Cross Docking: agilidade e eficiência
  • Cross docking
  • Cross-docking
  • Cross docking
  • Cross Docking
  • CROSS DOCKING
  • Cross docking
  • Cross docking

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!