A EFETIVAÇÃO DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Páginas: 16 (3804 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014

A EFETIVAÇÃO DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

RESUMO:
Este estudo tem por objetivo discorrer sobre o trabalho do Assistente Social frente à execução da Política Nacional de Assistência Social e como objeto a efetivação do Projeto Ético-Político da profissão, com o intuito de conhecer os dilemas profissionais do Serviço Social para a consolidação doProjeto Ético Político no processo de trabalho do assistente social na Política de Assistência.
Palavras-Chave: serviço social, política de assistência social, projeto ético-político profissional.
ABSTRATC
This study aims to discuss the work of the Social Worker forward the implementation of the National Policy for Social Assistance and as an object the realization of the Ethical-PoliticalProject of the profession, in order to meet the professional dilemmas of social work for the consolidation of the Project Political ethics in the work process of the social worker in Assistance Policy.
Key Words: Social Policy, Social, Ethical and Political Professional Project
Introdução
Este texto foi elaborado com o propósito de descrever os desafios que perpassam a intervenção doprofissional de Serviço Social na busca para concretização de ações no cotidiano dos assistentes sociais direcionados pelo Projeto Ético-político junto à Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A relevância social desse estudo consiste na efetivação engendrada no Projeto Ético-Político que está totalmente voltado para a emancipação humana e social, pois, segundo os Princípios Fundamentais doCódigo de Ética Profissional de 1993, o assistente social deve optar por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária.
Assim sendo, buscamos mediar esses princípios aos elementos jurídico-legais e sociais da PNAS. A pesquisa tem por objetivo conhecer os dilemas profissionais do Serviço Social para a consolidação do Projeto Ético Político profissional noprocesso de trabalho do assistente social na Política de Assistência, tendo como concepção teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético que possibilita compreender com criticidade o contexto em questão.
Nesta direção, este trabalho, tem como prioridade, elencar categorias analíticas, a fim de que possamos fazer reflexões críticas a respeito da Política Nacional de Assistência Social,corroborando, assim, com o Projeto Societário da profissão. Nesta direção, tencionamos a indicação de reflexões no sentido de buscar compreender a PNAS e o Projeto Profissional em suas dimensões distintas, em que pesa a contraditoriedade do grande capital e sua incidência na profissão e na política, pautando-se na direção da consolidação de uma política de assistência realmente universal, de caráterpúblico e que promova, efetivamente, o acesso aos bens e serviços sociais dos quais os trabalhadores, dentre eles, nós, assistentes sociais, somos legatários.
1- Fundamentos éticos-políticos do Serviço Social – O Código de 1993 como uma expressão do projeto
O Serviço Social brasileiro tem sua trajetória permeada pelo movimento que impulsionou o processo de ruptura com o tradicionalismo moral,juntamente com os questionamentos que emergiram e amadureceram dando novos rumos ao país, ou seja, as condições históricas que transformaram e trouxeram novas exigências ao Serviço Social.
O Código de Ética (CE) de 1993 surge pela defasagem e a necessidade de mudanças junto à perspectiva conservadora que o Serviço Social carregava, pois mesmo com o movimento de reconceituação, não houve umrompimento completo, seguindo a partir daí com uma nova roupagem, mais não perdendo o conservadorismo de sua gênese.
“A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social [...]” (CFESS, 1993 apud BARROCO, 2012, p. 53). Apesar do avanço do código de 1986 em relação aos anteriores, em que esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O projeto ético- político no âmbito da gestão social
  • O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
  • O projeto ético-político profissional no dia-a-dia da prática profissional do serviço social
  • Seguridade Social e projeto ético-político profissional do Serviço Social: que direitos para qual cidadania?
  • Projeto Ético-Politico do Serviço Social
  • O projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!