A eesencia do metodo teologico

Páginas: 21 (5206 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. A Essência do Método Teológico
“Teologia é o estudo de Deus”, é o “Discurso sobre Deus”. Estes dois conceitos, comuns e grasnantes no meio teológico, parecem insuficientes para expressar pontualmente o que é teologia. Ela não é exatamente o “estudo de Deus”, pois Deus não é “objeto” de estudo, Ele sempre é Sujeito. Não é apenas “discurso”, pois qualquer discurso nem sempre parte dafonte correta.
Teologia é o estudo da Revelação de Deus com vistas à formulação de respostas sobre Sua vontade à humanidade e seu relacionamento com a mesma em tempo e locais específicos.
É o estudo da “Revelação” e a “Revelação” é a palavra escrita de Deus, a Bíblia sagrada. Não há como existir um “fazer teológico” sem princípio meio e fim na Revelação porque não há como aprender sobre Deus se nãofor ao estudo da Revelação que Ele dá de Si mesmo. Esta revelação foi dada em um tempo e espaço específicos, contendo assim, diversos conceitos, mas embasando cada conceito estão princípios eternos e imutáveis baseados no caráter de um Deus justo, imutável e onibenevolente.
Esta tentativa de resposta não pode partir de princípios filosóficos ou pragmáticos, haja vista que seria baseada emmétodos gnosiológicos ou progressistas e, portanto, métodos passíveis de maiores possibilidades de erros e lucubrações meramente naturais. O conhecimento natural é totalmente insuficiente para alcançar a vontade de Deus, que é loucura para os que perecem. Portanto, o estudo da teologia parte da loucura de Deus para tentar esclarecer ao homem a vontade divina. Teologia é a tentativa de explicação daloucura de Deus.
 
1. A Teologia é uma Ciência?
A Teologia é uma ciência? Sim e Não. “Sim” no sentido do conhecimento, estudo, busca por respostas de forma sistemática e organizada. “Não” no sentido científico moderno, no qual toda Ciência deve ter um objeto de estudo, métodos, rigor analítico e fatos experimentáveis.
 Na prática percebeu-se que a divisão da teologia em quatro grandes áreas eramais útil para a organização dos currículos de faculdade de teologia do que propriamente para a teologia em si. Sempre que se faz teologia, de uma forma ou de outra, essas quatro áreas estão presentes, entretanto, elas podem ser limitadas ou imprecisas quando se deseja efetuar uma abordagem sob outro aspecto.

















O QUE FAZ UM TEOLOGO?

Um teólogo procura atempo e a hora tornar a religião em um saber racional, no caso, um saber chamado teologia (estudo de Deus: Teo = Deus; logia = estudo). Sua atitude diante da religiosidade é quase sempre objetiva, uma vez que a religião em si e mais precisamente a fé tem caráter subjetivo.
Uma coisa é termos fé, outra é estudarmos os fenômenos da fé. Para o primeiro caso, basta crer, acreditar num dogma ou numadoutrina como verdade a ser vivida. No outro, esta mesma fé será interpretada, relativizada e, consequentemente, racionalizada.
O teólogo, então, é aquele que deseja ser os olhos da razão dentro de uma experiência que normalmente só pode ser vivida sem questionamentos, ou seja, na fé, que não questiona, não interroga, apenas crê. Por isso nada impede que um teólogo venha a ser um religiosofervoroso ou uma pessoa completamente descrente de Deus. Uma coisa não impede a outra. No exercício ou não da fé, crente ou descrente. No exercício da profissão, teólogo sempre.
A imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras, escritas em dialetos desconhecidos do grande público ou com livrospesados e grossos. Algo assim como no filme o Nome da Rosa, não?
Mas, na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos. Ele presta serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não governamentais.
Outra confusão que é feita com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teologico
  • Teologicos
  • teologico
  • Teologico
  • Teologico
  • teologicos
  • Teologico
  • Teologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!