A EDUCAÇÃO: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

476 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Componente Curricular: Filosofia e Educação
Professor: Reginaldo José Santos Júnior
Nome: Israel do Nascimento Fialho
Polo: Marcelino Vieira

A EDUCAÇÃO: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

Marcelino Vieira
2014
ISRAEL DO NASCIMENTO FIALHO

A EDUCAÇÃO: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

Resenha apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Filosofia e Educação, pelo Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ministrada pelo professor Reginaldo José Santos Júnior.

Marcelino Vieira
2014
A EDUCAÇÃO: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

Israel do Nascimento Fialho

MOSÉ, Viviane. A EDUCAÇÃO. Palestra em vídeo. Disponível em: Acesso em 25/03/2014, às 14:30.
Viviane Mosé, nascida em 16 de janeiro de 1964 no estado do Espírito Santo; mestre e doutora em filosofia pelo instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é poetisa, filósofa, psicóloga psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Tem diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise publicados, a saber, Imagem Escrita (1999), Assim Falou Nietzsche (1999), Pensamento Chão (2007), O Homem que Sabe (2011), entre outros.
Viviane Mosé nos conduz a uma análise crítica sobre o modelo da escola atual quando a mesma esta sofrendo mudanças com a tecnologia, classificando-a como uma escola fragmentada, segmentada, passiva, isolada da sociedade constituída por relações hierárquicas. Escola essa que deveria formar os cidadãos críticos reflexivos.
Mosé é feliz quando faz um paralelo entre a escola e uma linha de produção de uma fábrica, afirmando que nossa escola de massa assemelha-se a uma produção em série, que produz com rapidez, com segmentação e fragmentação de tarefas, sendo que, no caso da escola

Relacionados