A Educação como redenção,reprodução e transformação da socieade

501 palavras 3 páginas
FAIBRA – Faculdade Integrada o Brasil
Acadêmica: Fábia Gonçalves
Disciplina: Filosofia
A Educação como Redençao,Reproduão e Transformação da Sociedade
Educação como redenção da sociedade
A educação, nesse contexto, tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade, uma vez que a ela é atribuída, além da capacidade de direcionar a vida social, a força de redimir a sociedade. A educação redimiria a sociedade, investindo seus esforços em gerações novas, com uma metodologia que não despreza-se o antigo e sim o redimensionasse para o novo, com uma visão progressista que acompanhasse o desenvolvimento tecnológico da educação, mas sem perder a sua identidade.
As estratégias de combate a criminalidade e violência estariam nesta concepção pedagógica na construção de uma nova sociedade.
Teoria não crítica da educação (Dermeval Saviani).
Educação como Reprodução da Sociedade
A educação nesse aspecto exerce seu papel dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. A diferença é que a redenção atua sobre a sociedade, corrigindo os seus desvios, tornando-a melhor e mais próxima do modelo de perfeição social harmônica idealizada.
Já a educação reprodutora visa incluir na escola os condicionantes sociais, econômicos, e políticos.
Então a escola é o instrumento criado para conduzir o aluno a seguir as normas de uma sociedade produtiva, tornando-se competente tecnicamente para manter uma sociedade determinada, onde ele estará sendo preparado não pelo perfil inovador e criativo e sim pelo perfil já determinado por aqueles que detém o poder.
Essa prática escolar que perpassa a vida das pessoas, da infância à maturidade, deixa sua marca indelével na personalidade de cada um reproduzindo a força de trabalho; reproduzindo mais propriamente as relações de produção de uma dada sociedade. Os papéis definidos pela divisão social do trabalho se especificam conforme a escolaridade de cada um.
Educação como Transformação da Sociedade A

Relacionados