A educacao no 1º e 2º imperio

Páginas: 11 (2573 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
HistóRia Da EducaçãO Brasileira — Presentation Transcript
* 1. Mulheres na sala de aula Guacira Lopes Louro Ávila de Casio e Renata
* 2. Primeiro reinado (1822- 1831) A primeira tarefa de D. Pedro I foi consolidar a independência. 1822 foi constituída a primeira constituição do Brasil. irritado com as leis da constituição decretou a dissolução da mesma e os deputados que reagissem contrao imperador foram presos e expulsos do país.
* 3. Para acalmar os ânimos da população, o imperador nomeou 10 brasileiros para formar uma nova constituição em 40 dias. Terminado o tempo dado escreveu assim a constituição de 1824. Nela Constituição estabelecia um Governo monárquico, hereditário, constitucional, representativo.
* 4. A religião oficial da nação era o catolicismo, porémexistiam outras religiões.
* 5. Confederação do Equador O autoritarismo de D. Pedro I provocou grande revolta nos políticos e explodiu, no nordeste, a confederação do Equador liderada pela província de Pernambuco. O nordeste apresentava uma grande crise econômica pelo fato da queda das exportações do açúcar, essa crise atingia todas as classes sociais desde os mais ricos aos mais pobres.
*6. As províncias rebeldes pretendiam fundar um novo estado no nordeste, independente do governo. Os lideres democráticos da confederação defendiam a extinção do trafico negreiro. Atacados por mar e terra, os revolucionários da confederação do Equador foram derrotados, presos e condenados à morte.
* 7. Guerra da Cisplatina A Guerra da Cisplatina foi um conflito que ocorreu de 1825 até 1828,envolvendo os países Brasil e Argentina. O motivo desta batalha era pelo domínio da Província de Cisplatina, atual Uruguai, uma região que sempre foi cobiçada pelos portugueses e espanhóis.
* 8. Abdicação de Dom Pedro I “Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa de meu muito amado e prezado filho o Senhor D. Pedro de Alcântara.- Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império”. Pedro www.infoescola.com/historia
* 9. Período Regencial Segundo a constituição de 1824, caso um monarca não pudesse assumir, deveria ser formada uma regência composta por três pessoas, a chamada Regência Trina. O que impossibilitava a ascensão de D. Pedro II ao trono do Brasil era sua idade.Ele tinha apenas 5 anos de idade em 1831.
* 10. Regência Trina Provisória (1831). Regência Trina Permanente(1831-1834). Regência Una de Feijó (1835-1837). Regência Una de Araújo Lima (1838-1840). Golpe da maioridade 1840. O Período Regencial foi um dos mais conturbados períodos de nossa história.
* 11. Cabanagem (1834-1840) – a revolta na qual negros, índios e mestiços se insurgiramcontra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas. Revolta do Malês (1835) - Consistiu numa rebelião de caráter racial, de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos.
* 12. Balaiada(1838-1841) - foi uma revolta de caráter popular, ocorrida no interior da então Província do Maranhão, no Brasil. Foi feita por pobres da região, escravos, fugitivos e prisioneiros. O motivo era a disputa pelo controle do poder local.
* 13. Segundo Reinado (1840-1889) O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e industrial, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira comoum país independente. Como a elite agrária detinha o poder do Brasil no século XIX, Pedro II sempre governou aliando-se a eles. O café era a base do sistema econômico do Brasil. A expansão das lavouras para o interior de SP levou à construção de ferrovias.
* 14. Revolução Farroupilha (1835-1845) vários impostos impediam a ampliação dos lucros dos fazendeiros sulistas. Buscando acordo com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL” (TURMA DO 2º ANO DO 1º. CICLO)
  • 2º Império e Revolta Sabinada
  • Matematica 1º , 2º e 3º
  • função 1º e 2º grau
  • Equação de 1º e 2º graus
  • Funções do 1º e 2º grau
  • TPM
  • Equações 1º e 2º grau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!