A educaçao

Páginas: 13 (3110 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Introdução á Educação
INTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR



Igreja do Evangelho Quadrangular
ITQ

















INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
ALUNA: Rodrigo Victor
PROFª: Cláudia
Matéria : Introdução à Educação
• Fazer um Resumo sobre o capitulo 6.
• Pesquisar sobre educação na Idade Média, na pós – Modernidade, na atualidade e no século XX.Sumário

A Educação na Idade Média ---------------------------------------------- 1
A Educação na pós - Modernidade ------------------------------------ 2
Educação na atualidade, século XX --------------------------------- 3
Resumo do capítulo 6 ------------------------------------------------------ 5
1.Filosofia da Educação Quadrangular
2.Educação na Igreja doEvangelho Quadrangular
2.1. Nossa história – ITQ
2.2. Missão Quadrangular para crianças
2.3. Centro de treinamento Quadrangular – CTMQ
2.4 Missionários Americanos
2.5 Diretores e Coordenadores do ITQ
2.6. Secretários Gerais de Educação
2.7 Presidentes Nacionais
2.8. A secretaria Geral de Educação e Cultura – SGEC
Referências Bibliográficas-------------------------------------------------- 11










A Educação na Idade Média
A sociedade medieval mesmo vista com suas especificidades, particularidade e peculiaridades; demonstra características comuns entre vários espaços geográficos europeus, como no território francês e espanhol. Dentre uma gama de características e um relevante espaço temporal, tendo em vista a alta ebaixa idade média; bem como uma enorme presença de culturas distintas desde a Grego Romana até mesmo a visigótica, onde temos diversas sociedades dentro da grande "mãe medieval", em que cada uma se atentou por um modelo educacional ligada aos seus próprios objetivos, preocupando se na formação educacional do sujeito interligada com muitas instituições poderosas e/ou influentes da época, como aigreja católica e o exército.
A educação na idade média diferentemente como muitos pensam era bem divulgada, onde muitos tinham acesso ao meio educacional, inclusive pessoas menos favorecidas. O Concílio de Latrão em 1179, dentre várias atribuições deixa legal e obrigatório à presença de no mínimo uma escola nos domínios eclesiásticos das igrejas, mesmo já havendo forte participação das fundaçõessenhorias no processo de ensino das crianças.
De uma maneira geral, existiam dois sistemas educacionais que se configuravam nos meandros do mundo medieval, dentre eles podemos primeiramente salientar o ensino religioso que tinha dentre muitos objetivos, o de preservar pelos domínios da igreja e fortalecer os laços diplomáticos dessa instituição com outras intuições poderosas, como a cavalaria.Basicamente esse sistema educacional era subdividido em outras formas de ensino como: O Monástico, Episcopal e Paroquial.
O segundo grande modo de ensino destinava se com menos ênfase a religiosidade.Tinha um caráter mais técnico e profissionalizante, onde em muitas situações foram fundamentais, como a participação dos ferreiros nas cruzadas. Mas devemos ainda levar em consideração que existiamtambém focos de escolas laicas para a nobreza, ensinando diversas lições como gramática, retórica e dialética.
Temos também subdivisões desse sistema de ensino como: As escolas Palatinas, Senhorias, Técnicas e Domésticas.
Outra estrutura educacional na idade média que não pode deixar de ser lembrada eram as universidades. Estas instituições de ensino estão submetidas ao papado, por terem sidocriadas por ele e por precisarem de sua autorização para seu pleno funcionamento. É uma instituição extremamente influenciada pela Igreja. Os professores, mesmo laicos, como Abelardo, são chamados de clérigos e não podem se casar ou manter relações sexuais. A maior parte dos professores pertencem às ordens Franciscana e Dominicana, dentre os mais célebres se encontra S. Tomás de Aquino. Os alunos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!