A educação e o meio ambiente

Páginas: 6 (1259 palavras) Publicado: 24 de março de 2014


Nome: Luciara Alves Lima
Número de Matrícula: 09.2.9580
Data: 22/03/2013
TUTORAS: FÁTIMA & NEUIRK
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, CIDADÃNIA E MEIO AMBIÊNTE.
Pólo: ITANHÉM/BAHIA
Profª. Dulce Maria Pereira








A EDUCAÇÃO E O MEIO AMBIENTE














ITANHÉM-BAHIA
22/03/2013
Vimos no decorrer dos estudos feitos que educar para o meio ambiente não é uma tarefa fácil,porém, o tamanho da complexidade já nos mostra o quanto é urgente e necessário um agir para o presente e para o futuro. Precisamos de articulações entre educandos e educadores, universidade e escola, entre as experiências de ensino formal e não formal, entre a prefeitura e a comunidade, enfim, precisamos educar visando o meio ambiente como prioridade, isso representa um educar para a vida. Mastambém, o conceito de sustentabilidade necessita ser urgentemente internalizado nos processos produtivos e nas condutas cotidianas da sociedade, impondo-se como condição de governabilidade para todas as nações. Para execução de tamanha tarefa é indispensável à atuação da Educação Ambiental que, por este motivo, foi eleita como uma das principais ferramentas da política que conduzimos frente aoMinistério do Meio Ambiente.

Então, vamos entender a Educação Ambiental como uma das peças mais importantes que precisa está afinada com todas as outras, colaborando para a construção deste gigantesco quebra-cabeça. Mas para que nos encaixemos certinho é preciso entender bem qual o nosso papel e, somente, assim seremos capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor para nós e para asgerações que virão. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento,com ênfase na sustentabilidade socioambiental. Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. Leff(2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente.

Paulo Freire pensa diferente ele acredita que a educação e a transformação do mundo constituem a sua obra, tendo como base a reflexãosobre a ação educativa transformadora dos homens e do mundo, contra a opressão e a injustiça social, tendo como horizonte a construção de uma nova sociedade. Neste caso, é preciso repensar e rever as nossas atitudes frente aos recursos naturais e nos educarmos para compreender as potencialidades e os limites do meio em que vivemos, respeitando essas limitações e buscarmos, como criatividade, aconstrução de um desenvolvimento sustentável. Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental. Há uma demanda atual para que a sociedade esteja mais motivada e mobilizadapara assumir um papel mais propositivo, bem como seja capaz de questionar, de forma concreta, a falta de iniciativa do governo na implementação de políticas ditadas pelo binômio da sustentabilidade e do desenvolvimento num contexto decrescente dificuldade na promoção da inclusão social.

Tanto que, hoje a informação assume um papel cada vez mais relevante, ciberespaço, multimídia, internet e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e meio ambiente
  • A educação infantil e o meio ambiente
  • EDUCAÇÃO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
  • educação e o meio ambiente
  • Meio Ambiente na Educação Infantil
  • Educação física e meio ambiente
  • PROJETO DE EDUCAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • O meio ambiente na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!