A educação a distancia na formação contínua do professor

Páginas: 9 (2246 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2012
A Educação a distância na Formação contínua de professores da rede pública de São Paulo
Giovani Alfredo Felipe de Oliveira¹


Resumo:
Entender a importância da EAD (educação a distância) como uma ferramenta pontual na formação contínua do professor durante o HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) na rede estadual de ensino de São Paulo. Paratanto se optou por uma revisão bibliográfica do tema.
Palavras Chaves: Formação contínua de professor, HTPC, EAD.


1. Introdução
A formação contínua de grande parte dos professores da educação básica, por diversos fatores, é bastante carente. Entre alguns fatores encontramos: falta de tempo devido a grande jornada de trabalho, por questões financeiras,falta de estímulo, entre outras.
Essa realidade de grande parte do corpo docente, principalmente da rede pública, acaba por contribuir para o fracasso do processo ensino aprendizagem ocasionado uma má qualidade de ensino.
Frente a essa situação o estado, em especial o de São Paulo que é o objeto de nosso estudo, cria dentro da jornada de trabalho do docentehoras de trabalho pedagógico coletivo ( HTPC) cujo um dos seus objetivos é de favorecer a formação contínua do educador.
Na posição de professor, na rede oficial de ensino do estado de São Paulo, vejo a urgência de um uso mais efetivo dos espaços da escola, em especial o HTPC, direcionados para discussão dos problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem e paraestratégias que favoreçam a qualidade do ensino.
Parece fundamental que o professor coordenador pedagógico assuma o papel de formador de seu grupo de professores e busque espaços disponíveis e tecnologias pertinentes com a nossa realidade e situação, propiciando assim um HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) condizente com as necessidades do grupo de professores da rede oficial de ensinode São Paulo, trazendo também para o

grupo o conhecimento produzido pela academia e grandes teóricos da educação contribuindo para que esta formação se dê de forma eficaz e eficiente.
O uso de novas tecnologias na formação contínua do professor se faz pontual, visto as dificuldades, já apontadas, para o professor ir até os centros de produção de conhecimento naárea da educação.
O computador, atualmente, é o recurso que está em maior evidencia na sociedade. A utilização da Informática na educação, consequentemente, se amplia a cada dia. Escolas equipadas com laboratórios e cursos diversos, veiculados pela rede mundial de computadores (a Internet), já não são uma exceção. Os educadores devem estar sempre preparados para incorporar asNovas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTICs) ao seu cotidiano e abertos para receber suas ferramentas, utilizando suas potencialidades sem temor, pois por meio dessa ferramenta se possibilita uma maior democracia do conhecimento, trazendo ao corpo docente uma importante característica a de “aprender-a-aprender” e deixar de lado a postura de apenas ensinar.
Aspotenciais contribuições da educação à distância em romper as barreiras institucionais, criam um espaço onde de fato possa haver formação coletiva dos professores de forma coerente com as características e necessidades de nossa sociedade atual.


2. Desenvolvimento


As transformações paradigmáticas, na formação coletiva de professores não são passíveis de uma medidaautoritária do corpo gestor da unidade educacional ou por trabalhos individuais, por mais elaborados que sejam. No entanto, elas conduzem a aberturas para o novo, para rupturas e utopias – para se fazer melhor o que já se fazia antes.
A queda das barreiras de espaço e tempo é o principal desafio e trunfo para a expansão da EAD, entendida esta como um processo educativo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação à distância na formação continuada do professor
  • Educação a distância: novas perspectivas para formação de professores
  • Educação a distância na formação de professores: viabilidade, potencialidades e limites
  • Abordagens Sociopolíticas da Educação: Uma ponte entre a Educação a Distância e a formação de Professores para uma Educação...
  • A importância da formação contínua para o professor
  • formação básica em educação a distância
  • uso das tecnologias na formação contínua dos professores
  • Educação a Distância: implicações na formação inicial de professor de Picos no Piauí

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!