A Educação para Além do Capital

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013

Edro de A. Tenório1


O adjetivo mais próximo que podemos denominar esta obra é essencial. Mészáros nos conduz a uma buscar da superação da lógica desumana do sistema capitalista vigente, que tem como base princípios como o lucro desmedido, a competição trabalhista, social e familiar e a valorização exacerbada do individualismo. Porém, para tal, direciona sua narrativa tendo como pontoprincipal o ser humano e engloba ou relativiza Gramsci confirmando que é preciso resgatar o sentido estrutural da educação e sua relação com o trabalho, suas possibilidades criativas e emancipatórias.
Mészáros nasceu em 19 de dezembro de 1930, em Budapeste, foi criado no seio de uma família modesta e matriarcal, logo cedo conheceu o mundo do trabalho e pôde através do mesmo perceber a real deformaçãoque o capital tenta impor sobre a família através do acumulo de capital diferenciado. Formou-se em Filosofia (1954) e trabalhou com o filósofo húngaro e possível mentor Georg Lukács no Instituto de Estética, trabalhou também nas Universidades de Turim (Itália), St. Andrews (Escócia), York (Canadá) e, finalmente, na Universidade de Sussex (Inglaterra) onde recebeu o título de Professor Emérito(1991). Recebeu outros prêmios, entre eles, Attila József (1951); o Issac Deutscher Memorial (1970); Lukács (1992) e foi eleito membro da Academia de Ciências da Hungria em 1995. Esta obra nada mais é que um manifesto do autor em consequência da deturpação do sistema educacional que vigora. Escrito como trabalho para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação que aconteceu no nosso paísna cidade de Porto Alegre no ano de 2004. O autor nos presenteia com um texto que retira da educação o estigmatizado título de meretriz do capital e a coloca em seu devido e honroso lugar que é a formação plena e continuada do indivíduo, onde o mesmo possa enfim usufruir de horas de lazer com sua família e com quem ou que mais lhe agrade. Objetivando um aprendizado que não se limite as formaçõestécnicas e soberbas que visam única e exclusivamente formar indivíduos para servirem de mão de obra para fins capitalistas. Para ele, uma educação para além do capital deve, portanto, andar de mãos dadas com a luta por uma transformação radical do modelo econômico e político hegemônico.
Com a arrebatadora lógica de discutir a educação de um ponto de vista estrutural e não somente dialéticodiscursivo, Mészáros nos apresenta um texto onde afirma paulatinamente que a discussão em torno da educação tem que está além do muros ideológicos, onde o homem tem que superar a lógica capitalista que, tenta reificá-lo2, para que assim não se torne dentro da divisão internacional do trabalho uma coisa funcional e objetiva, sem preocupações com seu meio e vida. A obra nos orienta a certas possibilidadesreais de superação deste sistema com meios que enfatizam os processos educativos mais abrangentes, para que assim, obtenhamos uma sociedade reestruturada capaz de fazer sucumbir o sistema econômico atual.
Mészáros tenta responder a algumas questões, são elas: qual o papel da educação na construção de um outro mundo possível? Como construir uma educação cuja principal referência seja o ser humano? Ecomo se constitui uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias?
Educação que seria o processo de ensino-aprendizagem, hoje não passa de uma transcendência positiva da alienação, em outros termos, mais uma peça que sustenta a ideologia sufocante que o capital nos impõe. Para Saviani3, outro grande intelectual que aborda o tema, a educação“...é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é, ela própria, um processo de trabalho”4. E como processo de trabalho, logo, a educação é modificadora por essência, já que, o trabalho nada mais é que a transformação da natureza, natureza essa que pode ser denominada como Saviani mesmo fala em “trabalho não-material”. É dentro da formula ensino-aprendizado atual que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha A educação para além do capital
  • A educação para além do capital
  • Resenha
  • educação para além do capital
  • Mészaros
  • Educacao Para Alem Do Capital Istvan Meszaros
  • Resenha mezaros educação para alem do capital
  • Apreciação critica de a educação para alem do capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!