A educação no seculo xxi como fazer com que os alunos se compreendam como sujeitos construtores e construídos pela sociedade.

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ANDREIA APARECIDA PEREIRA

A EDUCAÇÃO NO SECULO XXI
Como Fazer com que os Alunos Se Compreendam como
Sujeitos Construtores e Construídos Pela Sociedade.

Januária/MG
2011

ANDREIA APARECIDA PEREIRA

A EDUCAÇÃO NO SECULO XXI
Como Fazer com que os Alunos Se Compreendam como
Sujeitos Construtores e Construídos PelaSociedade.

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas [Sociologia da Educação/ Teoria Geral do Conhecimento/ Processos Educativos no Contexto Histórico/ Psicologia da Educação].

Prof. Okçana Battini/ Marcia Bastos de Almeida/ Bernadete Strang/ Carlos Eduardo de SouzaGonçalves.

Januária/MG
2011

A EDUCAÇÃO NO SECULO XXI
Como Fazer com que os Alunos Se Compreendam como
Sujeitos Construtores e Construídos Pela Sociedade.

INTRODUÇÃO

A escola é uma instituição da sociedade, portanto, está mergulhada em suas questões. Ao mesmo tempo em que é formada por este contexto social também se vê como agente formador deste cidadão. A escola, nestecontexto, é o local privilegiado para se pensar a sociedade e a própria educação.
Este trabalho visa abordar a finalidade da Educação no século XXI e como os dos educadores devem intervir para que seus alunos se compreendam como sujeito construtor e construído por esta sociedade, dando significado às suas aprendizagens. Vale ressaltar que é de grande relevância para nós profissionais daeducação o desenvolvimento de atividades como esta, que oportunizam a prática deste protagonismo na construção do conhecimento e só tende a enriquecer ainda mais o curso de Ensino a Distância, uma vez que, agrega diversas estratégias de ensino-aprendizagem, constribuindo significativamente para nossa formação acadêmica, pessoal e profissional.

DESENVOLVIMENTO

O homem desde suasorigens buscou explicar sua existência, seja pelo teocentrismo, mitologia, metafísica, antropologia, pelo pensamento científico, filosófico, sociológico, em fim, baseado na tentativa de dar significado a sua ação dentro da sociedade. Nesta busca por dar significado à sua existência e às suas ações dentro da sociedade, o homem se compreende como ser social construtor e construído por esta na medidaem que nela nasce, cresce, se desenvolve, interage, aprende, produz, é inculturado, se expressa, ensina, trabalha, exerce sua cidadania, toma consciência dos seus direitos e deveres e agrega valores morais num movimento recíproco e interacionista.

Todo processo educativo tem por objetivo formar o sujeito, e o professor, deve enxergar o aluno como um ser integral emdesenvolvimento, acolher sua história de vida, sua cultura, crenças, experiências familiar e comunitária, etc, rompendo com a idéia de que este é uma “folha em branco”, onde deverão ser “depositados todos os conhecimentos” de forma reprodutiva e por mera transmissão. Pelo contrário, este aluno deve ser encarado primeiramente como sujeito construído pela sociedade, e consequentemente, este reproduzirá em sala deaula aquilo que experienciou no convívio familiar e social, tanto em seus aspéctos positivos quanto negativos. O professor se preparado para esta realidade, se colocará como mediador na construção do conhecimento e dispertará o interesse deste aluno em conhecer as estruturas desta sociedade se percebendo como “produto” dela e ao mesmo tempo, como sujeito construtor e transformador da realidade queo cerca.
Diante disto, ao meu ver, o maior desafio para a Educação no século XXI não está apenas em formar o sujeito para atender às necessidades do mercado de trabalho e do mundo globalizado, mas está sobretudo, na busca da melhoria da qualidade de ensino que passa por diversos e fatores como - o currículo, o projeto político pedagógico, a participação dos pais e da comunidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ,, , Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Aluno: sujeito construtor e construído da sociedade
  • Como fazer que seu aluno se compreenda como sujeito construido pela sociedade como fazer com que seu aluno se...
  • O aluno como sujeito construtor e construido pela sociedade
  • A educação e o desenvolvimento do aluno enquanto sujeito construido e construtor da sociedade
  • Como fazer com que seu aluno se sinta construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido pela sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!