A educação no renascimento

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
A EDUCAÇÃO NO RENASCIMENTO

Maria Regina Costa da Silva
Prof. Giancarlo Moser
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED7701) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
16/07/08

RESUMO

Palavras-chave: Educação; Renascimento; Cultura.

1 INTRODUÇÃO

2 A CRISE ALIMENTAR E ENERGÉTICA

A crise dos combustíveis e alta no preço dos alimentos tem provocadodiscussões e preocupações em todo o planeta, reunindo especialistas para encontrarem uma solução para o problema.
São vários os fatores que desencadearam a atual crise de combustíveis e alimentos, entre elas podemos citar: o aumento da população mundial e sua concentração urbana, as condições climáticas, os biocombustíveis e a especulação financeira.

3 AUMENTO POPULACIONAL

Nos últimosanos, houve um grande aumento da população nos países em desenvolvimento, cujo crescimento econômico, provocou uma maior concentração de pessoas nos centros urbanos. A renda dos trabalhadores teve uma alta considerável, incitando a mudança de hábitos de consumo, incluindo sua dieta alimentar. Passaram a consumir mais proteínas – carnes, leite e seus derivados, e menos carboidratos.
Saíramdo campo, deixando de produzir seu próprio alimento, para comprá-lo no supermercado. Dados publicados pela revista britânica The Economist, cada chinês consumia em média vinte quilos de carne por ano em 1985. Hoje, consome cinqüenta quilos. Para produzir um quilo de carne bovina, são necessários oito quilos de grãos.
Com o crescimento populacional em alta e a oferta menor que a demanda,criou-se um abismo cada vez maior entre a fome e a comida. Para Cunha (2008):
A mudança no perfil de consumo e o aumento da procura por fontes de proteína como carne e ovos têm uma relação direta com outro fator apontado como vilão das altas de preços dos alimentos: a política de redução da dependência do petróleo pela substituição gradual por biocombustíveis, particularmente oetanol produzido a partir do milho nos Estados Unidos. Além de ser alimento humano e ser usado como ração animal, o milho passou a ser destinado para a produção de combustível com o incentivo do governo.

4 BIOCOMBUSTÍVEIS

O fator que coloca os biocombustíveis como um dos vilões da alta do preço dos alimentos é que ambos competem por terras produtivas, que estão cada vez mais escassas.Segundo especialistas em energia, é insensato tentar resolver o problema do petróleo com os biocombustíveis, pois tanto a terra fértil como o combustível fóssil, são recursos limitados.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que o etanol americano é responsável por metade do aumento da demanda de milho nos últimos anos. Isso provocou o aumento no preço do milho e das rações;aumentando também os custos de produtos suínos e bovinos, visto que o milho é usado em rações animais.
“Sem dúvida, o emprego crescente do milho na produção de etanol combustível contribui para a alta dos preços dos alimentos. Quanto contribui, é difícil dizer, porque[...] o milho é só um dentre muitos produtos que influenciam preços”(SALLES FILHO, 2008). Nos Estados Unidos, a produção do etanol jáutiliza um terço da área plantada de milho.
A discussão sobre biocombustíveis atingiu o Brasil, já que a produção do etanol é prioridade do governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu, acusando o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, de não conhecer a realidade brasileira. Segundo especialistas, o bioetanol brasileiro é menos danoso aomeio ambiente do que o milho americano ou o óleo de canola europeu. Pois a cultura da cana-de-açúcar exige uma rotatividade de culturas, onde 15% das áreas de canaviais são renovadas com outras lavouras, como a de feijão e a de soja, além de utilizar apenas 1% da área agricultável na produção do combustível. “A produção brasileira de grãos só tem a ganhar com o avanço da cultura da cana nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação no Renascimento
  • Educaçao no renascimento
  • Educação no renascimento
  • Educação do renascimento
  • Educação física na Era do Renascimento
  • Educação Física no Renascimento
  • Característica do renascimento na mudança da educação
  • história da educação renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!