A educação no periodo colonial

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2014
ROBERTO DA MATTA: RELATIVIZANDO
Peterson Silva de Morais
DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1981. p. 17-57.

Este trabalho foi realizado a partir da leitura da obra: Relativizando: uma introdução à antropologia social, objetivando efetivar uma breve biografia do autor, expor suas ideias centrais e explicar como a contribuição desteantropólogo é contrária ao etnocentrismo.
Roberto Da Matta, considerado um dos intelectuais que mais tem contribuído com a Antropologia no Brasil, orientou-se para estudar o Brasil de forma totalizadora, uma maneira de compreender o país, a realidade vivida através de sua cultura e de seus aspectos, o que para Da Matta mostram a singularidade do nosso modo de vida, a nossa identidade. Taisaspectos, como, por exemplo, o carnaval e o futebol, fazem do autor um dos maiores intelectuais que desenvolveram o tão comentado "jeitinho brasileiro".
Roberto Da Matta é um pesquisador que nasceu na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Formou-se em história, fez especialização em antropologia social, mestrado e doutorado pela Universidade de Harvard. Ele foi docente do MuseuNacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, sendo chefe de seu Departamento de Antropologia e conduziu seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. É docente e mérito da Universidade de Notre Dame (EUA). Da Matta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e arua ou O que faz o brasil, Brasil?.Ele foi precursor nos estudos de rituais e festas em sociedades contemporâneas, tendo estudado o Brasil como sociedade e sistema cultural através do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho, se baseando nas categorias de tempo e espaço. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé.Deste modo, através de uma perspectiva da antropologia, seus estudos mostram a realidade do Brasil. Em Relativizando, sua forma de ler a realidade social corresponde a uma valiosa forma de introduzir a antropologia social. Ao lado desta visão mais compreensiva do homem em sociedade, Da Matta procurou construir esta obra com uma linguagem simples, mostrando exemplos e ilustrações tiradasdiretamente da sua experiência pessoal e da sociedade brasileira.
A obra corresponde uma perspectiva e um ponto de vista daquilo que, Da Matta ver, como o coração da disciplina Antropologia Social. O básico desta postura é uma visualização encontrada todas as vezes que ocorre a relação entre o implícito com o explícito e se relativiza o familiar e o exótico, ele utiliza esta noção em sua obra. A obra“relativizando” trata-se de uma atitude positiva e valorativa, expressa pelo autor, quando pretende entender de forma honesta o exótico, o distante e o diferente, o “outro”.
No inicio do livro aborda pesquisas sobre os Apinayé e os Gaviões. Começa discorrendo sobre a antropologia no campo das ciências, constituindo comparando as ciências sociais e ciências naturais. Sendo estas compostas poracontecimentos que se repetem, e por isso as teorias podem ser examinadas, enquanto aquelas, as ciências sociais; estudam com fatos complexos, almeja observar fatos realizados pelos homens, e fatos que não estão mais acontecendo entre nós, ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas, ainda que possam ser realizadas observações. São atos, que podem acontecer em diferentes locais, porisso pode haver modificações do se significado.
Conforme Da Matta; a antropologia social tem três campos de interesse determinados: uma delas é o estudo do homem enquanto ser biológico, com um caminho evolutivo definido. Essa é a área da chamada antropologia biológica, ou física. O segundo campo está relacionado ao estudo do homem no tempo, por meio das cristalizações, marcas das suas relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação no período colonial
  • Educação no período colonial
  • educação no periodo colonial
  • Os jesuítas e a educação no período colonial
  • História da educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro
  • Jesuítas e a educação no período colonial
  • Historia da educação no periodo colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!