A educação no mundo grego clássico

Páginas: 13 (3092 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
Introdução
Quando pensamos em educação e/ou ensino surge em nossas mentes a figura de um quadro negro e os alunos ouvindo, sentados em carteiras enfileiradas, as palavras de um professor. Para nós a escola é o centro de formação do ser humano, é ela a responsável por transmitir o conhecimento científico construído pelo homem ao longo do tempo. Porém, educação, nos termos acima, somente fazsentido para nossa sociedade contemporânea. Em outros contextos históricos formar o homem assumia diversos sentidos e significados (além da transmissão didática de um saber acadêmico).
No mundo grego clássico educar era dar ao ser humano a sua humanidade, ou seja, era preciso transformar o homem em Homem[1], pois entre todos os seres viventes é o único que somente se desenvolve inserido em umacultura. O homem deve aprender a ser Homem. Assim, tudo que transmite e constitui a cultura pode ser entendida como veículo da educação, pois insere o homem em um mundo culturalmente definido. Por isso a ideia de educação (Paideia) possuia um significado muito mais amplo do que o nosso, não se limitava ao ensino de um conhecimento legitimado cientificamente.
Desta forma, proponho através deste texto areflexão sobre o termo EDUCAÇÃO pela exposição de seu amplo significado na Grécia Clássica (séculos V-IV a. C). Nas páginas seguintes serão apresentados quem eram os educadores e por que podem ser considerados assim.
2. Quem era ou quem eram os educadores?
Nesta exposição, educador foi empregado como qualquer individuo ou instituição que propõe e/ou realiza a moldagem do caráter humano, inserindoo homem em um contexto histórico-cultural. Assim, na Grécia Clássica tanto o teatro quanto as escolas presididas por importantes pensadores podem ser considerados educadores, pois agem sobre a formação do homem em todos os sentidos da vida.
3. O poeta como educador do povo
Tomando as ideias do filólogo alemão Werner Jäeger a história da educação helênica está fundamentada na obra dos poetas.Isto não é exagero, pois o poeta grego possuia o papel de intérprete e criador da tradição. Contudo, devemos tomar cuidado quando nos relacionamos ao termo poeta na Grécia, pode haver o risco de confusão entre o que atualmenteentendemos como poeta. Para os gregos, poeta não é quem se dedica a escrever poesias ou romances para serem lidos individual e introspectivamente, mas pelo contrário, é alguémque interpreta temas humanos e os expõe publicamente nas praças, nas ruas, nos teatros, imortalizando através da eloquência valores culturais da sociedade.
O poeta formava a opinião do povo grego por conta de seu poder de convencer e seduzir. E, o lugar mais apropriado para isso era o teatro.[2]
3.1 O teatro
Era no teatro que todos se encontravam na Grécia, podemos dizer que se constituía nolugar mais "democrático" existente. Tanto os mais quanto os menos abastados assistiam as cenas da peças criadas pelos poetas. Tudo o que acontecia de importante na polis aparecia de uma ou de outra forma nas peças. As roupas, os penteados dos atores viravam "moda" nas ruas. As histórias narradas eram comentadas pelas pessoas em casa e no âmbito público. Assim, podemos exemplificar a dimensão dainfluência do poeta na vida do homem grego, estendia-se para os hábitos e maneiras de convivência social. Responsabiliza-se por criar formas de ver o mundo, ou seja, educava, formava o caráter do homem.

________________________________________
[1] JAEGER, Werner, 1888-1961. PAIDÉIA: A Formação do Homem Grego.p.3.
[2] SEGAL, Charles. HOMEM GREGO. Direção de Jean-Pierre Vernant.p.183.
3.2 Amitologia
A mitologia pode ser dada como o maior exemplo da influência dos poetas na formação cultural grega. Através de mitos fantásticos criados por poetas antigos praticamente toda a crença religiosa foi constituída. Escritos como a Ilíada e a Odisséia do poeta mais famoso e de duvidosa existência, Homero, levaram a toda Grécia a concepção mitológica do mundo. A ideia que os gregos faziam dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a educação no mundo grego
  • A relação da filosofia com a educação existe desde o mundo grego
  • o mundo grego
  • mundo classico
  • O mundo grego
  • O mundo grego
  • O mundo Grego
  • Mundo Grego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!