A educação no inicio dos tempos

Páginas: 19 (4571 palavras) Publicado: 3 de junho de 2012
A EDUCAÇÃO NO INCÍCIO DOS TEMPOS MODERNOS

1. Reforma e Contra-reforma

Até o final da Idade Média (meados do século XV), todos os cristãos, Ito é, aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo, permaneceram unidos em torno da autoridade do Papa, o bispo de Roma. Mas, no início da Idade Moderna (século XVI), alguns líderes religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusosda autoridade papal e a não mais obedecer ao Papa, separando-se da Igreja de Roma. Assim, Calvino criou o calvinismo na Suíça, Lutero fundou o luteranismo na Alemanha e Henrique VIII iniciou o movimento anglicano na Inglaterra.

A partir desses fatos, os cristãos dividiram-se em dois grandes grupos opostos: de um lado, os católicos, que permaneceram fiéis à autoridade papal; de outro lado, osprotestantes, submetidos a várias autoridades, dependendo de sua orientação.

Mas esse movimento não foi tão simples: houve muitas guerras religiosas – os católicos querendo manter a hegemonia e os protestantes pretendendo aumentar a sua influência - e milhares de pessoas morreram. Ainda nos últimos anos, na Irlanda no Norte, verificaram-se inúmeros conflitos armados entre católicos eprotestantes.

Alguns aspectos internos da Igreja contribuíram para a divisão e o surgimento do protestantismo. Os protestantes insurgiram-se contra a venda de indulgências e de cargos feita pela Igreja de Roma, fato que lhe dava características mercantilistas: salvava-se quem tinha dinheiro para comprar indulgências.

Os católicos também viram a necessidade de reformar a Igreja. Desse modo, a Reformaprotestante acelerou o movimento de reforma da própria igreja católica, que ficou conhecido como Contra-reforma; esta procurou evitar que católicos se convertessem ao protestantismo, através de várias providências: O concílio de Trento (1545 – 1563); a fundação da Companhia de Jesus por Inácio de Loyola, em 1534; O tribunal da Santa Inquisição.

2. Martinho Lutero - O criador do conceito deeducação útil

Martinho Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, norte da Alemanha. Seus pais queriam que fosse advogado, mas ele, por conta própria, procurou formação num mosteiro agostiniano em Erfurt. Aos 25 anos, foi para a Universidade de Wittenberg, onde se formou em estudos bíblicos. Numa viagem a Roma, para discutir questões teológicas, ficou escandalizado com os costumes mundanos do clero. Ao voltar,iniciou sua carreira de professor e pregador, sob proteção do príncipe Frederico, o Sábio. Em 1517, Lutero, em protesto contra a venda de indulgências pela Igreja, publicou suas 95 teses teológicas, conquistando notoriedade pública e atenção das autoridades eclesiásticas. Durante os anos seguintes, a tensão só aumentou, até que, em 1521, o papa Leão X publicou sua excomunhão. No mesmo ano, Luteroreafirmou suas convicções perante os governantes alemães, na Dieta (reunião parlamentar) de Worms, de onde saiu como proscrito. Depois de um ano refugiado num castelo, sob a proteção de amigos, Lutero retomou aos poucos a vida religiosa em Wittenberg. Em 1525, casou-se com uma ex-freira, Katherina von Bora. Durante as duas últimas décadas de vida, ganhou crescente prestígio popular, enquanto oapoio dos governantes variava de acordo com as circunstâncias. Em 1546, morreu durante uma visita à cidade natal.

Movido pela indignação e pela discordância com os costumes da Igreja de seu tempo, Lutero foi o responsável pela reforma protestante, que originou uma das três grandes vertentes do cristianismo (ao lado do catolicismo e da Igreja Ortodoxa). O nascimento do protestantismo teveprofundas implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam pelo Ocidente e chegam aos dias de hoje.

A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nos inicios dos tempos
  • Tempo De Inicio E Fim De Pega
  • O inicio da educação no Brasil
  • inicio da educação fundamental
  • inicio da educação no Brasil
  • Inicio da historia da educação
  • História da Educação no início do século XX
  • A companhia de jesus: o inicio da educação no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!