A educação no Brasil ( Período colonial x Imperial)

Páginas: 3 (725 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
 A educação no Brasil ( Período Colonial e Imperial)

O período colonial se deu entre 1530 a 1815, e a educação no Brasil se iniciou com a chegada dos jesuítas, por volta de1549.
Naquela época o propósito da educação era não apenas educar, ensinando a ler e escrever, mas também converter os indígenas e colonos a fé cristã, além de preparar novos padres paracontinuar a missão. Ou seja, durante este primeiro período o maior interesse da educação era da Igreja, como forma de propagar sua crença no país recém-colonizado. Com a expulsão dos jesuítas em 1760 pornão condizerem com os interesses do Marquês de Pombal, a educação passou a ser uma preocupação do Estado, que focava seu interesse comercial na formação de indivíduos. Houve uma reforma na educação,que agora ensinava também línguas como grego e latim, porém, visto que os jesuítas haviam levado toda a prática de um sistema educacional que embora um pouco deficiente, via-se condizente com arealidade do Brasil colônia, o novo sistema não atendia à realidade colonial, com professores mal preparados e mal pagos.
O Estado de Pombal nada fez para se organizar e chegar próximo ao nível deensino proporcionado pelos jesuítas, suas missões e seminários, e este foi um período sombrio na educação brasileira. A situação sofreu uma mudança apenas com a chegada da família real em 1808. Alémde alterações administrativas, foram incorporadas atividades culturais à educação, até então proibidas.
No mesmo ano, é fundada uma escola de educação, em que se ensinavam línguaportuguesa e francesa, aritmética, desenho, pintura e retórica. Também é criada a Academia Marinha, no Rio de Janeiro, cursos de cirurgia no Rio e Bahia. Em 1810 o rei se desfez 60.000 títulos de livros efundou a Biblioteca Nacional e a Academia Militar,desencadeando como um todo um enorme desenvolvimento para a educação no país.
Professores eram raros; Apesar de mais organizadas, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL
  • A Educação no Brasil no período Imperial
  • Educação no brasil
  • Educação brasileira no período imperial no brasil
  • Os negros no período colonial e imperial
  • EDUCAÇÃO NO BRASIL DESDE O PERÍODO COLONIAL ATÉ A REPÚBLICA
  • O Marco Inicial da Educação no Brasil: Período Colonial
  • Brasil colonial e imperial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!