A Educação no Brasil no período Imperial

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2015
A Educação no Brasil no período Imperial

Período Imperial

1822 - 1888

Em 1820 o povo português mostra-se descontente com a demora do retorno da Família Real e inicia a Revolução Constitucionalista, na cidade do Porto. Isto apressa a volta de D. João VI a Portugal em 1821. Em sete de setembro de 1822, seu filho D. Pedro I declara a Independência do Brasil e, inspirada na Constituição francesa,de cunho liberal, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Carta Magna afirmava e garantia a ‘instrução primária e gratuita para todos os cidadãos’.

Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou método do ensino mútuo, onde um aluno treinado (decurião) ensina um grupo de dez alunos (decúria) sob a rígida vigilância deum inspetor.

Em 1826 um Decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Ginásios (ensino fundamental), Liceus (ensino médio), e Academias (ensino superior). E, em 1827 um projeto de lei propõe a criação de Pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas.

Em 1834o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Graças a isso, em 1835, surge a primeira escola Normal do país em Niterói.

Mas o país era muito grande para decisões tão acanhadas, e os resultados gerais são desanimadores. Em 1880, em seu relatório à Câmara, o Ministro Paulino de Souza lamenta o abandono daeducação no Brasil. Em 1882 Ruy Barbosa sugere a liberdade do ensino, o ensino laico e a obrigatoriedade de instrução.

Em 1837, onde funcionava o Seminário de São Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro, é criado o Colégio Pedro II, com o objetivo de se tornar um modelo pedagógico para o curso secundário. Efetivamente o Colégio Pedro II não conseguiu se organizar até o fim do Império para atingir talobjetivo.

Até a Proclamação da República, em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira. O Imperador D. Pedro II quando perguntado que profissão escolheria não fosse Imperador, respondeu que gostaria de ser ‘mestre-escola’. Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gestão, para que se criasse, no Brasil, um sistema educacional.

Ano aano

1822 - O Decreto de 1o de março criava no Rio de Janeiro uma escola baseada no método lancasteriano ou de ensino mútuo. Ou seja, somente um professor para cada escola.

1824 - A Constituição, outorgada pela Assembléia Constituinte, dizia, no seu artigo 179, que a instrução primária era gratuita a todos os cidadãos.

1825 - É criado o Ateneu do Rio Grande do Norte. É criado um curso jurídicoprovisório na Corte.

1827 - São criados os cursos de Direito de São Paulo e Olinda. É criado o Observatório Astronômico. Uma Lei Geral, de 15 de outubro, dispõe sobre as escolas de primeiras letras, fixando-lhes o currículo e institui o ensino primário para o sexo feminino.

1832 - Convertem·se em Faculdades de Medicina, as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e da Bahia.

1834 - O AtoAdicional da reforma constitucional dizia que a educação primária e secundária ficaria a cargo das províncias, restando a administração nacional o ensino superior.

1835 - É criada uma escola normal em Niterói. A primeira do Brasil.

1836 - É criada uma escola normal na Bahia. São criados os Liceus da Bahia e da Paraíba.

1838 - O Colégio Pedro II é fundado no Rio de Janeiro.

1839 - É criada umaescola normal no Pará.

1845 - É criada uma escola normal no Ceará.

1846 - É criada uma escola normal em São Paulo. Uma segunda será ali criada em 1848.

1849 - Gonçalves Dias, encarregado de estudar as condições do ensino nas Províncias do Norte dizia que ‘os nossos liceus são escolas preparatórias da academia e escolas más’.

1852 - Gonçalves Dias, em seu relatório de inspeção, dizia: ‘Quero crer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação brasileira no período imperial no brasil
  • A educação no Brasil ( Período colonial x Imperial)
  • PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL
  • Educação no Período Imperial
  • A Educação da Mulher no Período Imperial
  • Cotidiano no Brasil no período imperial
  • Historia da educação fisica periódo imperial
  • Educação brasileira: período jesuítico ao período imperial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!