A educação no brasil colônia

Páginas: 15 (3516 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA


Os jesuítas foram praticamente os responsáveis exclusivos pela educação brasileira durante pouco mais de dois séculos. O primeiro grupo de jesuítas chefiados pelo padre Manuel da Nóbrega veio juntamente com o primeiro governador geral, Tomé de Sousa, em 1549. Aos padres da Companhia de Jesus coube a responsabilidade de educar índios e colonos, até 1749, quandoforam expulsos de Portugal e de suas colônias.
A educação que os jesuítas vieram oferecer estava inserida no processo da colonização. O sentido da colonização era simples, a política de Portugal consistia em explorar ao máximo todas as riquezas encontradas na colônia. Assim, os jesuítas teriam a missão de converter os índios à fé católica.


O raciocínio era simples:seria mais fácil submeter o índio, conquistando suas terras, se os portugueses aqui se apresentação em nome de Deus, abençoados pela Igreja. Dessa forma, a realeza e a Igreja aliaram-se na conquista do Novo Mundo, para alcançar de forma mais eficiente seus objetivos: a realeza procurava facilitar o trabalho missionário da Igreja e esta, na medida em que procurava converter os índios aos costumeseuropeus e à religião católica, favorecia o trabalho colonizador da Coroa Portuguesa. (PILETTI, 1995, p.33)


Tanto a Coroa quanto a Igreja lucravam com esta aliança, pois a fé Católica se expandia no Novo Mundo na mesma proporção em que era instalado todo o processo de exploração das riquezas existentes nas colônias.
Com o seu trabalho missionário de salvar almas, os jesuítas abriram caminhopara a penetração dos colonizadores. Ao mesmo tempo em que ensinavam as primeiras letras aos nativos, e a doutrina católica, ensinavam também os costumes da cultura europeia, ou seja, o trabalho sistemático. Trabalho este responsável pela extinção de muitas etnias indígenas. De certa forma a Igreja estava ciente da exploração a que os índios eram submetidos e até era conveniente com estaexploração.

Durante quase três carregados séculos, no caso da Nova Espanha e Peru, a extração de ouro e prata justificou a doutrinação das colônias, o que teria sido impossível sem o apoio da Igreja Católica. O papel mais cruel que se pode imaginar numa sociedade autoritária é o da cumplicidade manifesta: a Igreja Católica encobriu e participou do saque da América Latina e nunca pediuperdão pelos graves danos culturais causados por ela. (BAEZ, 2010, p.102)


Nesta ótica de evangelização e exploração, os padres jesuítas fundaram os primeiros colégios do Brasil. Mas não foi tarefa fácil ensinar e converter os índios à nova religião. Para isto os jesuítas foram hábeis, entenderam logo que para converter os índios à nova fé seria necessário ensinar-lhes a ler e escrever.No ensino das primeiras letras, os jesuítas mostravam grande capacidade de adaptação. Penetravam com igual facilidade na Casa Grande dos senhores de engenho, na senzala dos escravos e nas aldeias indígenas. Em todos os ambientes procuravam na fé jovens e adultos e ensinar as primeiras letras às crianças, adaptando-se às condições específicas de cada grupo. (PILETTI, 1995,p.34)


No seu trabalho junto aos índios os padres procuravam aprender a língua dos nativos. Isto facilitava muito o processo de aprendizagem. Devemos lembrar também o fato dos padres, percebendo a enorme dificuldade de converter os índios adultos, passaram a educar as crianças, para posteriormente estas crianças aos poucos ir convencendo pais a adotarem a fé católica. Os jesuítas foram osprofessores e educadores da sociedade colonial. Os jesuítas foram os responsáveis pela educação dos filhos dos senhores de engenho, dos colonos, dos índios e dos escravos. Sempre procurando transformar todos em filhos da Companhia de Jesus e da Igreja, exerciam assim grande influência em todas as camadas da sociedade. Então a Igreja procurava estar presente em todos os acontecimentos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração da educação no brasil colonia
  • Educacao dos indios
  • Educação no Brasil colônia
  • EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
  • A educação jesuítica no brasil colônia
  • Educação da mulher e da criança no brasil colônia
  • Metodos de educação no brasil colonia
  • EDUCAÇÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA DAS CRIANÇAS NO BRASIL COLONIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!