a educação na infancia

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
Com o passar dos anos a concepção da infância sofreu mudanças, e hoje é vista completamente diferente do modo como era vista a séculos atrás, uma vez que a sociedade nem sempre viu a criança como era devido, tratando-as como adultos em miniatura.
Nos dias atuais as crianças são vistas como um ser com características, e necessidades distintas de um adulto como cidadãos com direitos garantidosprincipalmente no âmbito escolar onde a educação infantil ganha ênfase, exigindo do profissional da área formação especifica para atender as necessidades das crianças.
A primeira preocupação ao se trabalhar a educação infantil é fazer com que o ato de cuidar e educar sejam considerados com unicidade e não como uma tarefa dupla, diante disso é necessário compreender as necessidades e interesses dascrianças.
Para que isso ocorra verdadeiramente é preciso conhecer um pouco da história de cada um dos alunos, as especificidades da faixa etária em que se encontram, e qual o seu ponto de desenvolvimento, somente a partir destes itens será possível traçar um caminho a percorrer,
Diante do propósito de cuidar e educar é necessário que seja respeitado a diversidade, o momento e a realidade, decada criança, a observação e vigilância devem ser constantes, para que as rotinas que são tão importantes nesses primeiros anos não se tornem mecanizadas, regradas, tornando o ambiente escolar desagradável e desgastante.
Ao dar flexibilidade à rotina é necessário lembrar que isso tudo deverá estar de acordo com o plano pedagógico regente, verificando sempre o espaço físico e os materiaisnecessários para realização de cada uma das etapas do dia, e das atividades desenvolvidas, pois o bem-estar das crianças é item importantíssimo para o desenvolvimento das mesmas.
Nossas crianças precisam ser constantemente estimuladas, com brincadeiras direcionadas, sendo planejadas, conduzidas e monitoradas, administrando bem o tempo para brincar, higiene pessoal, alimentação e sono, tudo isso semlimitar sua espontaneidade e imaginação.
Todos os itens acima citados são de suma importância no ato de cuidar e educar, mas o mais importante deles é o professor, pois somente com um profissional qualificado, articulado, flexível, com amplo conhecimento da área e sensibilidade suficiente para compreender o mundo infantil será capaz de colocar em pratica todas as habilidades necessárias pararealização destes dois atos como sendo um só.
Como sabemos nas décadas anteriores para trabalhar com educação infantil, bastava apenas ter boa aparência, gostar de criança e pronto já estaria apto a trabalhar com as crianças, mas isso hoje mudou completamente, de acordo com o RECNEI, o profissional da educação tem que desenvolver-se continuamente, avaliar seu próprio desempenho, reconhecer as própriasfalhas , assumindo sempre o compromisso de ser melhor a cada dia.
Planejar faz parte da natureza humana, cada ato que realizamos, mesmos os mais corriqueiros são planejados, pois até mesmo para dar um passo nosso cérebro planeja antes esse movimento, então na educação infantil não poderia ser diferente, tudo a ser realizado tem que ser detalhadamente planejado.
Quando estamos em um ambiente escolar,seja em qual etapa for, não se pode improvisar , sem o planejamento adequado é impossível realizar o ato de educar , o planejamento não é garantia de aprendizagem, mas é um guia que direciona e organiza o trabalho do educador.
É de suma importância lembrar que o planejamento deve ser flexível, podendo ser mudado de acordo com a necessidade, interesse da turma, ou de algum aluno em questão, oideal seria que esse planejamento fosse desenvolvido juntamente com as crianças, para que fossem ouvidas suas sugestões e interesses.
Ao realizar o planejamento, temos que pensar na forma de avaliar como sendo uma tarefa permanente, onde o desenvolvimento da criança seja o objetivo, a avaliação não será o fim do trabalho, será o norteador para que se possa trabalhar os resultados obtidos. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação e infancia
  • Infancia E Educacao
  • educação de infancia
  • Infancia e educação
  • Educação de Infância
  • A infância e sua educação
  • Educação e Infância
  • A EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!