A educação na escola

Páginas: 11 (2553 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
FACULDADE SÃO JUDAS DE PINHAIS – FAPI

EDUCAÇÃO

O estudo da gramática não faz poetas.
O estudo da harmonia não faz compositores.
O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.
O estudo das “ciências da educação” não faz educadores.
Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que pode-se fazer é ajuda-los a nascer.
Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenhamcoragem de nascer. Quero educar os educadores.
E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida.
Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com osoutros.
A maioria dos problemas da sociedade se resolve se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar.
Rubem Alves

Curso: PÓS EM DOCÊNCIA DA SAÚDE – Turma “____ ”
Disciplina: CONCEPÇÕES ATUAIS DE EDUCAÇÃO Pólo:
Data:_____/____/2010
Profª Silvia Regina de Assis

CONCEPÇÕES ATUAIS DE EDUCAÇÃO

• 1500–Séc.XV= Ed. Jesuítica: Processo colonizador/conservador/civilizatório
• Escola Brasileira – Concepção Elitista/ Excludente/TRADICIONAL
Escola tradicional : memorização =notas altas =obediência =passividade

• A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, a sociedade exigia mão-de-obra qualificada, para isto, a escola adotou princípio empresariaisvisando um conhecimento técnico, fragmentando sua estrutura, excluindo a reflexão da realidade escolar, obedecendo a ideologia dominante. Podemos afirmar que “a escola voltou seu ensino para a profissionalização, esperando que fossem supridas as necessidades do capitalismo”. Com isso tornou seu ambiente meramente burocrático e formal, tendo suas funções fragmentadas e específicas, onde o professor eravisto como técnico reprodutor do conhecimento, e os alunos como receptores de tais conhecimentos.

• Dualismo da Escola brasileira: - ensino acadêmico propedêutico para classe dominante X ensino profissionalizante para a classe dominada
1789 = Revolução Francesa – LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE
1900 – início do séc. XX = ESCOLA NOVA - Manifesto dos Pioneiros – movimento e AnísioTeixeira em luta por escola primária obrigatória e gratuita
1961 – 1ª Lei para Educação – LEI 4024/61
1971 – Lei 5692/71 – Organiza o 1º e o 2º grau
1961 – 1979 – Período de Ditadura Militar –

Nesse período de Ditadura a escola se preocupava com a elevação do nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial e tarefas individualizadas em vez de tarefasem grupo. Acreditava-se que o trabalho em grupo e as recompensas em grupos acabavam minando a produtividade individual. A evidente divisão do trabalho defendia a idéia de que quanto mais um trabalho puder ser fragmentado em suas partes componentes, mais simples e mais especializado o operário se tornará. Partes, estas, que eram coordenadas por supervisores, os quais fiscalizavam todo o processo deprodução. A autoridade na escola se dava de cima para baixo, refletindo uma organização hierárquica.ORGANIZAÇÃO VERTICAL.
Década de 80 - A sociedade passou a questionar o modelo de Estado intervencionista - que determinava o funcionamento de todos os órgãos públicos, inclusive a escola. Nesse contexto, o Brasil vivia o movimento de democratização – abertura política. A escola brasileirapassou então a incluir em seus bancos populações antes excluídas do sistema público de ensino (crianças, pobres, negros, índios, deficientes, idosos. Ela ficou, assim, mais diversa e teve de adequar suas práticas à nova realidade.
1988 – Const. Federal – Carta magna Cidadã – Democratização do ensino – ESCOLA PARA TODOS. Erradicação do analfabetismo.
1990 – Conferência Mundial de Educação – UNESCO -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola e educação
  • Escola e educação
  • Educaçao na escola
  • educação na escola
  • educação na escola
  • Educação na escola
  • Educação e escola
  • Educação na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!