A educação infantil

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A Educação Infantil tem como objetivo principal proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.Pois a Educação Infantil prepara a criança para o ensino fundamental epara a vida , poius é nos primeiros anos de vida que são lançados a elas bases para todas as aprendizagens futuras.

O aprendizado da criança acontece constantemente na observação que é feita através dos adultos,ou seja ela aprende o que passamos para elas através do nosso cotidiano,a maneira que falamos,vestimos,andamos tudo é absorvido pela criança,o professor tem como papel o mediadorpossibilitando e favorecendo a aprendizagem que pode ou não ser absorvido pela criança,ela aprende brincado,observando,sendo influenciada no meio em que vive.

DESENVOLVIMENTO

Para que o desenvolvimento da criança aconteça, é necessário que o educador assuma o papel de pesquisador, investigando as dificuldades que o aluno enfrentam, onde para a criança aprender, temos de levar em conta, suarealidade pessoal, isso significa que essa realidade é bastante diferente de uma pessoa .Para a criança aprender,temos de levar em conta,sua realidade pessoal.isso significa que essa realidade é bastante diferente de uma pessoa para outra.mas a escola é o lugar em que todas as crianças devem ter as mesma oportunidades,mas com estratégias de aprendizagem diferentes.

Um aluno emocionalmente envolvidocom o conteúdo aprende muito mais, ou seja, despertar emoções é uma forma de fazer os estudantes prestarem atenção. Sem concentração o cérebro não armazena nada. “Estar atento é abrir as portas sensoriais, lingüísticas e cognitivas para o novo conteúdo.“ Vale ressaltar que um ambiente de aprendizado rico em estímulos aguça os sentidos, fazendo com que, o aprendizado, apesar de árduo em algunsmomentos, torne-se fonte de prazer.

O professor deve fazer seu planejamento de acordo com o objetivo traçado com o nível da classe propondo sempre uma atividade diversificada, onde ser professor da Educação infantil é ter uma grande responsabilidade, pois a criança entra em contato com a escola como um segundo ambiente socializador, a criança começa a ampliar suas relações e o educador, constróiconhecimentos significativos a seu modo de perceber a vida.
O educador tem que gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos garantindo o bem-estar, e assegurando o crescimento e promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, criando situações significativas de aprendizagens, para alcançar no educando o desenvolvimentode habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas. Sobretudo é importante que o professor reconheça que criança seja vista como um ato inacabado, sempre sujeito a novas inserções, a novos recuos, a novas tentativas.

Alfabetizar é muito mais que manejar a correspondência entre sons e letras escritas,a escrita tem ocupado um lugar muito estreito na prática escolar, ensina-se a criança adesenhar letras e construir palavras com elas, a Educação infantil tem como objetivo propiciar à criança situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e condições de ampliação de suas experiências e valorização do saber dando oportunidade de compreender e viver de forma critica e criativa,promovendo o bem estar da criança, favorecendo um ambiente rico em estímulos,onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências , expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções.

O Trabalho com a linguagem oral e escrita resulta na participação em atividades que promovam a troca de informação entre colegas, para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos , necessidades,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!