A educação infantil na linha do tempo

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

KÁLLITTA MARRIELLY SILVÉRIO CARDOSO CASTRO















a educação infantil na linha do tempo

















Uruaçu-GO
2012


kállitta marrielly silvério cardoso castro

















a educação infantil na linha do tempoTrabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didatica na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I.


Profs.:Rosely Montagini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, AlexandreVillas Bôas e Raquel Franco.









Uruaçu-GO

2012

INTRODUÇÃO


A Educação Infantil, parte integrante da Educação Básica, é uma das áreas educacionais cuja demanda tem sido crescente. Segundo a LDB em seu artigo 29:
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectosfísico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica. A Educação Infantil tem a função de preparar a criança para o ingresso, com sucesso, na primeirasérie do Ensino Fundamental. Por isto é preciso desenvolver as habilidades cognitivas: treina-se a coordenação motora; ensina-se a criança para reconhecer e copiar letras e números; e, a fim de promover a boa saúde das crianças, ensinam-se hábitos de higiene e boas maneiras.
A Educação Infantil surgiu quando as mulheres precisaram buscar seu espaço no mercado de trabalho. Por isso, a educaçãodas crianças de 0 a 6 anos desempenha um importante papel social. Entretanto, não pode ser considerada substituta das mães, o que acarreta uma confusão de papéis acerca da função da Educação Infantil.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer(brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.








DESENVOLVIMENTO


O conceito deinfância e fruto de uma construção social, porem percebe-se que sempre houve criança, mas nem sempre infância. Na antiguidade a criança era tida como fruto do pecado da carne, ou seja, ela era um ser que nascia indigno de viver e que precisava ser melhorada, por isso a criança não tinha o direito de ser criança se tornando um adulto em mimiatura muito cedo “adultocentro” .
A concepção de infância,até então se baseava-se no abandono nas rodas de exposto, pobreza, favor e caridade. E somente no século XX que infância começa a ocupar um lugar de suma importância para a sociedade e familía, começa a se pensar nesse ser de pouca idade como alguém que necessita de lugar, tempo, espaço e cuidado diferenciado, começando a delinear-se o que mais tarde evoluiu para o que hoje reconhecemos comoinfância.
Na linha do tempo pode se observar que as primeiras instituições nasceram na França, no secúlo XVIII em resposta à situação de pobreza, abandono, maus trato de criança pequena e o ingresso da mulher no mercado de trabalho. As instituições infantil durante muito tempo, incluindo as brasileiras, organizavam seus espaços e suas rotinas diárias apenas em funções de idéias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo
  • Linha do tempo
  • Linha do Tempo da Educação Infantil
  • Linha do tempo da educação infantil no mundo
  • Linha do tempo
  • LINHA DO TEMPO EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
  • Linha do tempo da educação infantil brasileira
  • linha do tempo sobre a educação infantil no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!