A educação infantil europeia no século

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 17 de junho de 2014
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profª Ms. Marinês Lopes Fernandes Menegheti

Resumo do capítulo IV – A educação infantil europeia no século XX, do livro Educação Infantil – fundamentos e métodos, de Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

- O século XX começou com diversos avanços no campo do estudo científico da criança. O psicólogofrancês Alfred Binet defendeu, em 1898, a ideia de “psicologia experimental” e deu início à elaboração de escalas e testes de avaliação das funções psicológicas que influenciaram gerações de educadores.
- Após a Primeira Grande Guerra Mundial, com o aumento de órfãos e a deterioração ambiental, as funções de hospitalidade e de higiene exercidos pelas instituições que cuidavam da educação infantil sedestacaram. Programas de atendimento a crianças pequenas para diminuir a mortalidade infantil passaram a conviver com os programas de estimulação precoce nos lares e em creches, orientados por especialistas da área da saúde.
- A sistematização de atividades para crianças pequenas com o uso de materiais especialmente confeccionados foi realizada por dois médicos interessados pela educação: OvídioDecroly e Maria Montessori.
- Decroly (1871-1932) médico belga, trabalhando com crianças excepcionais, elaborou em 1901, uma metodologia de ensino que propunha atividades baseadas na ideia de totalidade do funcionamento psicológico e no interesse da criança.
- Defendia um ensino voltado para o intelecto. Preocupava-se com o domínio de conteúdos pela criança, mas via a possibilidade de encadeá-losem rede, organizados ao redor de centros de interesse, em vez de serem voltados para as disciplinas tradicionais.
- É conhecido pela defesa da rigorosa observação dos alunos, a fim de classificá-los e distribuí-los em turmas homogêneas.
- Maria Montessori (1879-1952), psiquiatra italiana, trabalhando em Roma com crianças deficientes mentais, produziu uma metodologia de ensino com base nosestudos médicos de Itard e Sègun, que propunham o uso de materiais apropriados como recursos educacionais.
- Montessori propunha uma pedagogia científica da criança, ao mesmo tempo em que, opondo-se a concepções materialistas, defendia uma educação voltada para o desenvolvimento da espiritualidade.
- Ao contrário de Rousseau, que defendia a autoeducacao, não aceitava a natureza como o ambienteapropriado para o desenvolvimento infantil. Para Montessori, caberia ao educador uma atitude discreta de preparação do ambiente e de observação das iniciativas infantis.
- Ressaltando o aspecto biológico do crescimento e desenvolvimento infantil, Montessori destacou-se pela elaboração de materiais adequados à exploração sensorial pelas crianças e específicos a cada objetivo educacional.
- Sua propostadesviava a atenção da criança do comportamento de brincar para o material estruturado da atividade própria da criança, ou seja, para o brinquedo. Criou instrumentos especialmente elaborados para a educação motora e para a educação dos sentidos e da inteligência (ex. letras móveis e contadores, como o ábaco para o aprendizado da leitura e das operações com números).
- Valorizou a diminuição domobiliário usado pelas crianças na pré-escola e a exigência de diminuir os objetos domésticos cotidianos utilizados na brincadeira de casinha de boneca.
- Na pedagogia e na psicologia, destacaram-se logo na Primeira Guerra as ideias a respeito da infância como base de valor positivo e de respeito à natureza. Essas ideias deram origem ao Movimento das Escolas Novas1. Esse movimento era contra aconcepção de que a escola deveria preparar para a vida com uma visão centrada no adulto, sem considerar as características da infância.
- No campo da psicologia, vários autores traziam novas formas de compreender o desenvolvimento das crianças.
- Vygotsky, nas décadas de 20 e 30, atestava que a criança é introduzida na cultura por parceiros mais experientes.
-Wallon, na primeira metade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação infantil européia no século XX
  • a educação infantil européia no século XX
  • ’EDUCAÇAO INFANTIL EUROPEIA NO SÉCULO XX’’ E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL.
  • educação europeia nos seculos XX
  • A Educação Infantil no Século XX
  • Desafios na educação infantil do século xxi
  • Educação infantil e ensino secundario no seculo xix
  • educação europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!