A educação fisica na abordagem ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor no ensino fundamental i.

Páginas: 20 (4974 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
INSTITUTO DE PESQUISA VALE DO ACARAÚ
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

NURIA DE SOUSA BATISTA

A EDUCAÇÃO FISICA NA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I.

ITAPIPOCA –CE
2011.
NURIA DE SOUSA BATISTA

A EDUCAÇÃO FISICA NA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR NO ENSINOFUNDAMENTAL I.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado do curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Vale do Acaraú.

Orientador:

ITAPIPOCA-CE
2011.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO À UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UNIDADE ITAPIPOCA COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DETÍTULO EM LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

NURIA DE SOUSA BATISTA

Aprovada em ______/_________/___________, com média de __________________.

Professor Orientador: _____________________________________.

Banca Examinadora.

1º Examinador.

2º Examinador.

1. INTRODUÇÃO.

A tematização deste artigo é a educação física na abordagem ao desenvolvimento cognitivo, afetivo emotor no ensino fundamental I, pois sabe-se que tão fundamental ao ser humano como alimento que faz crescer, são os brinquedos e os jogos, que vão muito além do divertimento, pois sabemos que os mesmos são essenciais para que os alunos atinjam níveis cada vez mais complexos no desenvolvimento sócio-emocial e cognitivo.
A partir do momento que o aluno brinca, ela aprende e também constrói suaprópria personalidade, e o fato de se apresentar como coisa séria, não permitindo espaço para o divertimento, o rigor e a disciplina não mantidos em nome dos padrões institucionais, o que torna o ambiente artificial, longe dos gostos das crianças, o brincar não pode se resumir em apenas nas histórias e nas músicas que vão são visto em sala de aula, mais o professor deve oferecer mais para os seusalunos. A hora do intervalo e a hora da saída dos alunos se tornam os únicos momentos em que as crianças se permitem brincar, esquecendo um pouco da monotonia que é a sala de aula, pois os professores tem um cronograma a cumprir, que é repassar todo o conteúdo do livro didático.
Entende-se que a educação é algo essencial para manter o corpo saudável, pois é uma forma de relaxamento, mais também ummomento que os alunos têm a chance de crescerem e é claro adaptarem ao mundo coletivo.
Deve-se então preparar os alunos para que tenham acesso à cultura social de nosso país, para a condição de poder desfrutar os bens produzidos, bem como a participação na sua produção para aquisição do direito de falar a todos e de ser ouvido por todos.
O artigo surgiu da necessidade de uma compreensão sobre aeducação física e como ela pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do ensino fundamental I, pois percebemos que existe ainda certo preconceito até mesmos pelos alunos sobre a educação física. Percebemos ainda que os alunos que praticam a educação física, são alunos mais ativos, e tem uma facilidade maior de compreensão com os colegas e com o ensino aprendizagem.
Busca-se com esteartigo através de pesquisa, observações relatórios e projetos para a partir daqui, entender como o professor lida com as atividades que são desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
Considera-se esse tema relevante para a pesquisa na elaboração deste artigo, pois a investigação aprofundada pode contribuir para entender melhor, as competências e habilidades da educação física, visto que hoje elapode ser um meio extremamente importante para uma tomada de consciência e para a redução do número de pessoas excluídas e marginalizadas dentro e fora da escola.
Os objetivos da pesquisa são Analisar a contribuição da Escola Física para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos do ensino fundamental I, descrever quais as características cognitivas, afetivas e motoras dos alunos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor infantil
  • Resenha: A importância da Educação Física no Ensino Fundamental I
  • Planejamento ensino fundamental i educação física
  • Plano de Aula Ensino Fundamental I Educação Fisica
  • A importância do professor de Educação Física no Ensino Fundamental I
  • As contribuições da educação física no desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor de crianças do ensino...
  • Jogos que desenvolvem na criança os desenvolvimentos cognitivo afetivo e motor
  • Educação física desenvolvimento motor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!